Notícias
Medicina

Portaria de Reconhecimento de Medicina é publicada pelo MEC

Compartilhe

Para celebrar a publicação da Portaria N° 7, de 08 de março de 2023, referente ao Reconhecimento do curso de Medicina, o Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) realizou um momento comemorativo na tarde desta sexta-feira (10/03), reunindo colaboradores, professores, representantes do Centro Acadêmico XXV de Setembro, a secretária municipal de Saúde de Pato Branco, Liliam Cristina Brandalise, e o diretor técnico do Hospital São Lucas, Sergio Luiz Wolker. Realizada pelo Ministério da Educação, no Diário Oficial da União, a publicação também oficializa o Conceito 4 atribuído ao curso no processo de avaliação ocorrido em 2022.

A reitora do UNIDEP, professora Ornella Bertuol, enalteceu a representatividade do Reconhecimento. “Essa é a realização de um sonho para a nossa Instituição, a concretude de um ciclo que iniciou com a trajetória da então FADEP. Encerramos uma etapa importante, para iniciar novos sonhos e conquistas, a partir do Reconhecimento do curso de Medicina e da celebração da formatura da primeira turma, em 28 de julho. Nossa gratidão à equipe, aos alunos e professores, que fazem tudo isso acontecer”, destacou.

O coordenador do curso de Medicina, Vilson Geraldo de Campos, enfatizou a formação preconizada pelo UNIDEP. “Quando assumimos o compromisso de formar médicos, determinamos a nossa forma de viver, pois passamos a fazer a diferença na vida das pessoas, transformando a realidade social. Poder formar outros médicos é uma missão, um desafio. A população de Pato Branco e região pode ter certeza que trabalhamos, incansavelmente, para formar os melhores profissionais, aqueles que exercerão seu ofício com amor, compromisso e responsabilidade”, frisou.

A secretária municipal de Saúde de Pato Branco, Liliam Cristina Brandalise, evidenciou a contribuição dos acadêmicos e professores do curso junto ao Sistema Único de Saúde. “Para nós é uma oportunidade ímpar poder contribuir para a formação de médicos que tenham um olhar diferenciado, e que saibam cuidar das pessoas por meio da metodologia humanizada preconizada pelo UNIDEP. São quase 800 alunos de Medicina inseridos na rede pública de saúde e o Reconhecimento do MEC também é motivo de orgulho para Pato Branco”, destacou.

Sergio Luiz Wolker, que representou as entidades parceiras e os hospitais que recebem os alunos internos do UNIDEP, compartilhou o significado de viver este momento ao lado da Instituição. “Essa é a concretização do sonho iniciado pela então FADEP, e temos orgulho por vivenciarmos o Reconhecimento do MEC, pois acompanhamos o início dessa caminhada. Seguiremos trabalhando juntos, para formar seres humanos melhores e aptos a fazer a diferença na sociedade que vivemos”, disse.

Para a acadêmica do 6º período do curso de Medicina, Bibiana Gavronski, integrante do diretório do Centro Acadêmico XXV de Setembro, a conquista do Reconhecimento pelo MEC é motivo de orgulho. “A Instituição é nossa casa e morada, fazemos parte de um curso que cresce a cada ano, sempre preocupado em ofertar a melhor formação. É uma honra fazer parte do UNIDEP”, salientou.

Na comunidade

Hoje, ao lado dos demais cursos da área da saúde, o curso de Medicina contribui para que mais de 8 mil atendimentos cheguem à população todos os meses, atuando em vários cenários e especialidades médicas. Ao todo, são 789 acadêmicos, 150 bolsistas e 97 docentes, sendo que 67 deles também são médicos. Além de Pato Branco, os mais de 200 alunos internos estão atuando em cidades como Curitiba, Francisco Beltrão, Chopinzinho, Bom Sucesso do Sul e União da Vitória.

Enquanto Instituição de Ensino vinculada ao Programa Mais Médicos, o UNIDEP já repassou mais de R$ 9,8 milhões ao Sistema Único de Saúde, via Contrato Organizativo de Ação Pública de Ensino-Saúde (Coapes), recursos destinados à realização de obras, aquisição de equipamentos, capacitações aos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde e na oferta de bolsas de residência médica. A IES investiu, também, mais de R$ 1 milhão, em recursos próprios, para melhorias na infraestrutura dos hospitais Policlínica e São Lucas.

Avaliação de reconhecimento de curso

As políticas públicas educacionais da Educação Superior são direcionadas pelo princípio constitucional da garantia de padrão de qualidade, previsto no art. 206, inciso VII da Constituição Federal de 1988. Fundamentando-se nessa máxima, em 2004 foi instituído o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), que tem como finalidade a melhoria da qualidade da educação nos cursos de graduação e instituições de Educação Superior. A partir da entrada das Instituições de Ensino Superior (IES) no Sistema Federal de Ensino, os cursos de graduação devem ter autorização para iniciar suas atividades, para depois receberem o reconhecimento.

Entre os critérios avaliados pelo MEC, estão dimensões didático-pedagógicas, que versam sobre conteúdos curriculares, metodologias, procedimentos de acompanhamento e de avaliação dos processos de ensino-aprendizagem, corpo docente, entre outros. Nas dimensões de infraestrutura, considera-se ainda a bibliografia, laboratórios, a produção de conhecimento, etc.

------------
Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Fotos: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Contato: [email protected]

Ver álbum completo