Notícias
Pesquisa

Pré-Summit socializa cerca de 130 trabalhos

Compartilhe

Nos dias 14 e 15 de junho, o Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) promoveu o Pré-Summit UNIDEP 2023. A programação, realizada pela Pró-Reitoria de Pós-graduação, Pesquisa, Extensão, Inovação e Internacionalização (PROPPEXII), contemplou 16 disciplinas, envolvendo aproximadamente 560 acadêmicos e 15 professores. Cerca de 130 produções de extensão e pesquisa foram socializadas durante a programação.

A coordenadora de Pesquisa e Iniciação Científica, professora Ma. Graciela Caroline Gregolin, conta que o Pré-Summit buscou integrar professores e alunos para socialização dos resultados de pesquisa, extensão, ensino e inovação realizados durante o primeiro semestre de 2023, na perspectiva de valorizar o trabalho desenvolvido nas disciplinas as quais tiveram relação com a comunidade local. “A programação também estimulou nossos docentes e discentes para a participação no Summit UNIDEP que acontecerá em novembro, uma programação diversificada que contará com sessões de apresentação de trabalhos, palestras, whorkshops, entre outros”, destaca.

Para ela, o movimento fomentado pelo Summit fortalece a iniciação científica no UNIDEP. “O evento valoriza os trabalhos realizados pelos professores e alunos, uma vez que dá visibilidade para os resultados alcançados, inclusive por contar com a participação de lideranças locais, como gestores e profissionais de saúde, nas sessões de trabalhos. A programação também fortalece a trajetória acadêmico-científica de nossos professores e alunos, tanto pela experiência do processo de pesquisa, quanto pela publicação das produções nos anais do evento”, disse.

A coordenadora de Extensão, professora Ma. Alcione Cappelin, avalia que a integração das disciplinas de Projeto de Extensão II reforçou a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão preconizada pela IES. “Neste caso, a participação/apresentação, além de ser um momento de troca de experiências, permite aos acadêmicos o desenvolvimento de algumas soft skills como: comunicação eficaz, trabalho em equipe, capacidade de organização, responsabilidade, entre outras”, enfatizou.

Os trabalhos apresentados, caso cumpram os requisitos do Edital, têm a possibilidade de serem publicados nos Anais do Evento, oportunizando a publicação aos acadêmicos. “A participação no evento e publicação de trabalhos relacionados à extensão contribuem significativamente para fortalecer a curricularização na nossa IES, pois promove o reconhecimento, a colaboração, o compartilhamento de boas práticas e a valorização das atividades de extensão no âmbito acadêmico e social”, completou.

As disciplinas envolvidas no Pré-Summit, foram: Projeto de Extensão II (cursos de graduação das diferentes áreas, exceto Medicina); Projeto Integrador (Enfermagem); Integração Ensino, Serviço e Comunidade - IESC (Medicina); Práticas Interdisciplinares de Extensão, Pesquisa e Ensino - PIEPE (Medicina); Metodologia de Ensino e Pesquisa - MEP (Medicina); e Projeto Experimental I (Publicidade e Propaganda).

------------
Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Fotos: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Contato: [email protected]

Ver álbum completo