Em sua pesquisa, Diego Mânica estudará a prevalência de más oclusões enquanto um problema de saúde pública
20/2/2024
Compartilhe
O professor do curso de Odontologia do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP), Diego Mânica, foi aprovado no Programa de Mestrado Profissional em Odontologia da Faculdade São Leopoldo Mandic, com ênfase em Ortopedia Funcional dos Maxilares. Sua proposta de estudo analisará a prevalência de más oclusões enquanto um problema de saúde pública, e contará com orientação da professora Dra. Patrícia Valério.
“A Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou a má oclusão como a terceira doença oral mais importante, apresentando uma elevada prevalência e um impacto significativo em termos da qualidade de vida, tendo como consequência perdas funcionais na mastigação, na deglutição, na fonética, na postura, na articulação temporo-mandibular e na estética dos dentes e da face”, explica o professor Diego.
Segundo ele, estudar a má oclusão permite identificá-la e classificá-la, contribuindo na efetivação de tratamentos odontológicos e na prevenção, especialmente no que refere-se à saúde bucal infantil. “Obter a prevalência das más oclusões em dentição decídua e mista nos permite classificar crianças em termos de risco, bem como identificar os fatores envolvidos, de modo a alertar a população e os profissionais de saúde para a necessidade de prevenção ou de intervenção precoce”, frisou.
No curso de Odontologia, Diego leciona as disciplinas de Ortodontia, Radiologia e Imaginologia, Estágio Supervisionado em Clínica de Adequação do Meio, Clínica Integrada III e Clínica Integrada V. “O Mestrado agregará, principalmente, na área da Ortodontia, tanto no que refere-se a novos conteúdos e didáticas, quanto na orientação dos atendimentos a pacientes na Clínica Escola, pois repassarei esse conhecimento diretamente aos alunos”, completa.
Diego é graduado em Odontologia pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) desde 2010, com especialização em Implantodontia pela Escola de Educação Profissional Iodontus e em Ortodontia pelo Instituto Gaúcho de Pós-graduação em Odontologia (IGPGO). Após 11 anos de atuação clínica, em 2021 ingressou no UNIDEP como docente do curso de Odontologia. Diego também coordena a Clínica Escola de Odontologia do UNIDEP.
------------
Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Foto: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Contato: [email protected]