Docente atua nos cursos de Medicina e Publicidade e Propaganda do UNIDEP e ingressou no Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro)
2/4/2025
Compartilhe
O professor João Faccio, que integra os cursos de Medicina e Publicidade e Propaganda do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP), foi aprovado no Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), campus Santa Cruz, em Guarapuava (PR). Aprovado na linha de pesquisa “Texto, Memória e Cultura”, ele será orientado pelo professor Dr. Saulo Thimóteo.
Com o tema “representação do real em Rubem Fonseca”, a pesquisa de doutorado de João busca investigar como a literatura pós-moderna, especialmente a obra de Fonseca, retrata a realidade brasileira, com foco em signos de marginalidade e violência. “A finalidade é perceber pares e desconexões entre literatura, arte e realidade, e como essa tríade constrói a sociedade culturalmente falando”, explica.
A escolha pelo tema é resultado de uma trajetória acadêmica dedicada ao estudo do autor e das questões que envolvem o conceito de real na literatura. “Desde o TCC, com o professor Wellington Fioruci, essa problemática é constante na minha pesquisa acadêmica. Amo estudar isso! Ajuda-me — e ajuda a sociedade — a pensar a si mesma e ao outro”, destaca.
João é graduado em Letras - Português e Inglês pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - Campus Pato Branco, onde também concluiu o Mestrado em Letras. É especialista em Semiótica pela Estácio e atuou como professor substituto na UTFPR. Além da docência, soma 15 anos de experiência como redator publicitário.
Atualmente, João leciona nos cursos de Medicina e Publicidade e Propaganda, nas disciplinas de Língua Inglesa e Redação Publicitária, respectivamente. Também atua como coordenador do Núcleo de Mobilidade Acadêmica e Internacionalização e coordena o Polo EAD Unigranrio no UNIDEP.
Para ele, a aprovação no Doutorado é uma conquista simbólica e afetiva. “O João da graduação jamais imaginaria essa possibilidade. Foi o tempo, a maturidade e meus professores que me trouxeram aqui. Tenho como projeto de vida atuar na educação, auxiliar a contar e a fazer a história do mundo. E ser educador todos os dias da minha vida”, completa.
------------
Matéria: Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Supervisão: Profa. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Fotos: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Contato: [email protected]