Notícias
Tecnologia em Estética e Cosmética

Professora conclui Mestrado em Educação Básica com pesquisa sobre metodologias ativas

Compartilhe

A professora Thais Feihrmann, docente dos cursos de Estética e Cosmética e Fisioterapia do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP), concluiu o Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Básica (PPGEB) da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP). Vinculada à linha de pesquisa em Políticas Públicas e Gestão da Educação, Thais desenvolveu a dissertação intitulada “As metodologias ativas entre o modismo e a inovação: critérios para uma educação significativa”, sob orientação da Dra. Lidiane Fatima Grützmann.
 
A pesquisa buscou responder como as metodologias ativas podem ser implementadas de forma significativa, garantindo uma educação inovadora e de qualidade, em vez de serem utilizadas superficialmente como uma tendência passageira. O estudo resultou em um produto educacional: um quadro de critérios e indicadores para avaliar a eficácia e a relevância dessas metodologias. “Quando aplicadas de forma criteriosa e alinhadas aos princípios da Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel, as metodologias ativas promovem a autonomia dos alunos, estimulam a cooperação e favorecem a aplicação prática do conhecimento em situações reais”, destaca Thais.  

“Escolhi essa temática porque tinha dúvidas ao selecionar metodologias para trabalhar com meus alunos. Ao criar critérios para analisar essas abordagens, me sinto mais segura em aplicá-las e avaliar sua relevância”, explica Thais.  

Com graduação em Fisioterapia pela Faculdade de Pato Branco (FADEP, 2016) e pós-graduação em Gestão e Docência do Ensino Superior pela Universidade Paranaense (UNIPAR, 2018), Thais integra, desde 2024, o projeto de pesquisa Formação Continuada de Professores da Educação Básica e Práticas Pedagógicas Complexas, Transdisciplinares e Ecoformadoras, do PPGEB-UNIARP. Para ela, a conclusão do mestrado representa uma etapa de aprendizado contínuo e realização profissional. “Foram anos de pesquisa para compreender que nunca devemos parar de buscar conhecimento. Gratidão resume meus sentimentos neste momento”, conclui.

------------

Matéria: Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Supervisão: Profa. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Fotos: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Contato: [email protected]

Ver álbum completo