Notícias
Enfermagem

Professora conclui mestrado na UFFS

Compartilhe

A professora dos cursos de Enfermagem, Medicina e Odontologia do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP), Lia Barbosa Argenton, defendeu sua dissertação de Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Saúde, Bem-Estar e Produção Animal Sustentável (PPG-SBPAS) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Sob orientação da professora Dra. Patricia Romagnolli, sua pesquisa intitula-se “Correlações morfo-radiográficas cardíacas em calopsitas (Nymphicus hollandicus, Kerr 1972)”, e integra a linha de pesquisa “Saúde, Bem-estar e Produção Animal Sustentável”.

Lia explica que o Brasil configura-se, atualmente, como um dos maiores mercados de pets do mundo. Dentro desta esfera, as aves representam o segundo lugar de pets mais populares. “Calcula-se que temos, hoje, cerca de 39,8 milhões de aves consideradas pets, e que convivem com os seres humanos em contextos domésticos. Considerando que as calopsitas destacam-se nesse contexto, sendo uma das principais preferências das pessoas, minha pesquisa correlacionou o coração dessas aves macroscopicamente e microscopicamente”, pontuou.

Ela conta que há uma escassez de dados sobre a saúde de calopsitas, para subsidiar a rotina de atendimentos da espécie pela Medicina Veterinária, em que seu estudo pode contribuir nesse sentido. “Por ser um pet exótico, que encanta muitas casas e famílias, resolvemos estudar o coração desse animal, o que pode subsidiar tratamentos da espécie”, cita Lia.

A docente destaca, ainda, que o coração de calopsitas é parecido com o de outras aves: possui dois centímetros de diâmetro, sendo tetracavitário, ou seja, com quatro cavidades. “Percebemos que seus átrios são delgados, seu ventrículo direito tem válvula totalmente muscular e o ventrículo esquerdo possui parede espessa. Nas aves estudadas nenhum valor anormal (outliers) foi encontrado pelo método utilizado. Com os resultados da pesquisa, contribuímos para aspectos anatômicos de referência para a espécie”, frisa.

Para Lia, o Mestrado contribuiu na sua trajetória enquanto docente e pesquisadora. “Uma das principais habilidades buscadas por um professor é a associação entre conhecimentos teóricos e práticos em sua área de atuação, com destaque ainda para o potencial de uma atuação transversal, que perpasse diferentes áreas. Para mim, essa etapa da minha formação representa um importante sonho, que agora é realidade”, frisou.

Lia possui especialização em Cardiologia pelo Instituto de Cardiologia de Porto Alegre (RS) e graduação em Enfermagem pela Universidade de Passo Fundo (RS). Atuou como coordenadora do Centro de Hemodinâmica do Instituto Policlínica Pato Branco e lecionou no curso técnico de Enfermagem do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e também pela Secretaria do Estado de Educação do Estado do Paraná (SEED/PR).

------------
Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Foto: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Contato: [email protected]

Ver álbum completo