Notícias
Odontologia

Professora de Odontologia conclui Doutorado em Reabilitação Oral

Compartilhe

A professora do curso de Odontologia do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP), Alice Ramos de Freitas Pereira, concluiu o Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Reabilitação Oral da Universidade de São Paulo (USP) - Ribeirão Preto. Com o título “Comunidades microbianas presentes em conectores protéticos de titânio e zircônia utilizados em restaurações implantossuportadas: biodiversidade e relação com os achados clínicos após 3 anos de função”, sua pesquisa integra a linha de pesquisa em “Materiais e Técnicas Odontológicas”, e foi conduzida sob orientação do professor Dr. Cássio do Nascimento.

Segundo Alice, sua pesquisa aborda a infecção bacteriana dos implantes dentários, que pode levar a peri-implantite, uma das principais causas de insucesso nesse tipo de tratamento. “É de relevância clínica conhecer como as bactérias se comportam em diferentes tipos de substratos, para desenvolver novos materiais e/ou novos tipos de superfícies de tratamento, que irão reduzir ou inibir a adesão de micro-organismos patogênicos e, assim, minimizar a falha do tratamento por peri-implantite”, explica.

Ela também destaca o caráter inovador da sua tese de Doutorado. “A pesquisa consiste num estudo clínico longitudinal prospectivo, inovador, de alto impacto científico e que reabilitou pacientes desdentados parciais com implantes dentários (e diferentes conectores protéticos). Durante três anos, acompanhei o desempenho clínico desses materiais, bem como identifiquei, ao longo desse período, todos os micro-organismos aderidos a esses materiais, por meio da técnica de sequenciamento genético”, evidencia.

Para Alice, a relevância da temática também é um importante diferencial. “Os implantes dentais têm sido uma alternativa viável e amplamente utilizada na prática odontológica para a reabilitação protética de pacientes desdentados totais ou parciais, pois oferece significativas vantagens biológicas e funcionais, quando comparados às próteses removíveis, e produzem excelentes resultados a longo prazo, conforme documentado por vários estudos. O desafio que temos hoje é tornar esse tratamento o mais prolongado possível, mantendo a longevidade do tratamento”, frisa.

No curso de Odontologia do UNIDEP, Alice leciona as disciplinas de Anatomia e Escultura Dentária, Oclusão e Disfunsão Temporomandibular, Prótese Dentária e Clínica Integrada. Ela enaltece a importância do Doutorado para a sua trajetória acadêmica e profissional. “Concluir o Doutorado, além da concretização de um sonho, me capacitou a realizar pesquisas científicas, algo que vai além de um título ou certificado, pois me possibilita contribuir, através da ciência, na busca por melhorias e avanços significativos à sociedade”, ressalta.

Alice é graduada em Odontologia pela Universidade Federal do Ceará (2010-2015), com Mestrado em Reabilitação Oral pela Universidade de São Paulo (FORP/USP), concluído em 2018. Nesse período, fez capacitação em Prótese Sobre Implantes, na Universidade Estadual de São Paulo (UNESP). Em 2018, ingressou no Doutorado em Reabilitação Oral na Universidade de São Paulo (FORP/USP) e na mesma instituição fez especialização em Prótese Dentária (2020). Além de pesquisas em parceria com a USP, na área de materiais dentários e técnicas odontológicas, atualmente realiza pesquisas na área de Saúde e Desenvolvimento Humano no UNIDEP, por meio de edital de fomento à iniciação científica da Pró-Reitoria de Pós-graduação, Pesquisa, Extensão, Inovação e Internacionalização (PROPPEXII).

------------

Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR

Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Foto: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Contato: [email protected]

 

 

 

Ver álbum completo