3/12/2019
Compartilhe
A professora dos cursos de Odontologia e Medicina da Faculdade de Pato Branco (FADEP), Christiana Almeida Salvador Lima, que também coordena o Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da FADEP, defendeu a sua tese de doutorado no dia 22 de novembro, no Centro de Pesquisas Odontológicas São Leopoldo Mandic, na cidade de Campinas (SP). Com o título “Inativação bacteriana pós remoção seletiva de cárie: revisão sistemática e metanálise”, sua pesquisa teve orientação do professor Dr. José Carlos Pettorossi Imparato.
A professora Christiana explica que o estudo responde a uma pergunta clínica comum, que permeia o processo de remoção de cárie: existe algum problema em deixar bactérias no dente? “Por exemplo, quando o dentista deixa um ponto escurecido ou você tem medo que fique cárie quando o dente for fechado (restaurado). Avaliando vários estudos clínicos, identificamos que remover a cárie sem a utilização do “motor” não prejudica o dente, podendo, assim, remover a cárie de forma mais conservadora, preservando o dente”, conta.
Para ela, a titulação e a experiência obtida refletirão positivamente na sua atuação na FADEP, tanto na prática docente, quanto no CEP. “O doutorado abre o campo de visão, permitindo conhecimento teórico e atuação clínica baseada em evidências e consenso crítico. Isso permite transmitir ao aluno conhecimentos pertinentes ao que há de mais atual e com comprovação científica. O conhecimento não deve ser empírico, baseado em redes sociais e opiniões não replicáveis, trabalhamos com o ser humano, então esse direcionamento permite ao aluno uma base sólida de conhecimento”, disse.
“Quanto ao Comitê de Ética, acredito que o doutorado permite uma imersão nos delineamentos de estudo e todos os parâmetros de pesquisa científica, nos habilitando para atuar de forma educativa dentro do CEP, atendendo não só aos alunos de nossa Instituição, mas a todos os interessados em desenvolver uma pesquisa ou participantes de uma pesquisa”, completou.
No curso de Medicina, a professora Christiana é supervisora de Integração Ensino Saúde e Comunidade (IESC), nas práticas que acontecem nas unidades de saúde do município, pois uma das suas especialidades é Saúde Pública, em que atuou no serviço público por mais de dez anos. Na Odontologia, é docente de Anatomia Dental, Epidemiologia, Cariologia e Materiais Dentários, uma vez que também é especialista em Dentística e Odontopediatria.
O professor Dr. José Carlos Pettorossi Imparato, orientador de Christiana no doutorado, é um renomado docente de Odontopediatria e presidiu a Associação Brasileira de Odontopediatria até outubro passado. Também é professor titular da Universidade de São Paulo (USP-SP), além de coordenador e docente do Doutorado em Ciências Odontológica do Centro de Pesquisas Odontológicas São Leopoldo Mandic. A co-orientação foi da professora Dra. Thais Gimenez.
------------
Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação da FADEP.