Notícias
Naped

Professora é aprovada em Doutorado

Compartilhe

A professora do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP), Ma. Graziela Scopel, foi aprovada no Doutorado do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus Pato Branco. Seu projeto de pesquisa busca analisar a contribuição de políticas nacionais e internacionais, voltadas ao Ensino Superior, na interface com o desenvolvimento regional. O estudo integra a linha de pesquisa Educação e Desenvolvimento, e será conduzido sob orientação da professora Dra. Marlize Rubin-Oliveira.

Segundo Graziela, a proposta inicial do estudo, que está em fase de maturação, é analisar como o Programa Mais Médicos influenciou a formação de professores para os cursos de Medicina, com foco em entender os processos, os desafios e as oportunidades formativas. “O tema faz parte do meu cotidiano e trajetória profissional, que é a formação de professores para a Educação Superior. A relevância está no ineditismo, visto a trajetória da implantação do Programa em Pato Branco, e também por abordar uma lacuna significativa, não prevista na política”, explica. 

Graziela é graduada em Pedagogia, com habilitação em Orientação Educacional pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Possui especialização em Gestão Educacional e Organização do Trabalho Pedagógico pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e em Educação do Campo pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Egressa do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da UTFPR, sua dissertação de Mestrado versou sobre a formação do protagonismo do jovem rural a partir da pedagogia da alternância em casas familiares rurais. 

“A conquista do Doutorado é a realização de um sonho, bem como um grande desafio pessoal e profissional. Sou filha de agricultores e sempre tive muito incentivo dos meus pais para estudar. Estando dentro da Educação Superior, isso é ainda mais presente e especial. Recebo esse tempo de estudo e dedicação como uma oportunidade ímpar de crescimento e qualificação”, ressalta.

Docente do UNIDEP há 17 anos, Graziela coordena o Núcleo de Apoio Pedagógico e Experiência Docente (Naped) e, neste semestre, ministra a disciplina de Projeto de Extensão II – Matizes da Escola. Também coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Metodologias Ativas (Gepmat). 

------------
Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Foto: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Contato: [email protected]

Ver álbum completo