A professora do curso de Direito e egressa do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP), Ma. Aloma Natália da Silva, foi aprovada no Doutorado do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus Pato Branco. Seu projeto de pesquisa busca investigar como comunidades indígenas enfrentam o avanço do antropoceno em busca da efetividade do direito fundamental ao meio ambiente. O estudo integra a linha de pesquisa Regionalidade e Desenvolvimento, e será conduzido sob orientação da professora Dra. Hieda Maria Pagliosa Corona.
Aloma, que também desenvolveu uma pesquisa sobre povos indígenas no Mestrado, conta que a proposta de tese de Doutorado contempla preocupações ambientais emergenciais. “Questionamos as consequências das ações humanas, em especial aquelas provenientes de programas imperialistas e industriais que causaram e causam intensas mudanças no meio ambiente com desmatamento, extinção acelerada de espécies, poluição do ar e da água, alterações climáticas e uso intensivo de recursos naturais. Diante disso, surge a necessidade de buscar por conhecimentos/cosmovisões baseados na relação de harmonia entre indivíduo/natureza, por meio dos conhecimentos tradicionais”, explica.
Atualmente, no curso de Direito, Aloma está ministrando duas disciplinas: “Mediação, Conciliação e Arbitragem” e “Conceitos da Prática Forense e Habilidades Profissionais”. Ela também integra os colegiados dos cursos de Administração e Ciências Contábeis, com a disciplina de “Legislação Empresarial e Tributária”. Para ela, conquistar o Doutorado é a concretude de uma história de vida sustentada por muitas lutas. “Venho de família humilde, sendo a primeira pessoa da família a chegar nesse grau de ensino. Como egressa do UNIDEP, encaro a oportunidade de ser professora como a confirmação da máxima gente é tudo pra gente, pois a instituição abriu suas portas e acreditou no meu potencial, sem fazer qualquer distinção. Diante disso, a busca pelo Doutorado é também uma forma de agradecer a todos aqueles que, de fato, acreditaram e me deram uma oportunidade”, ressalta.
Aloma é graduada em Direito pelo UNIDEP e pós-graduada em Advocacia Empresarial Previdenciária e Previdência Privada pela Escola Brasileira de Direito (Ebradi). Também possui graduação em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2011) e pós-graduação em Educação Ambiental pela Universidade da Cidade de São Paulo (Unicid). Mestra em Ciências Humanas pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Erechim. Tem interesse por pesquisas que versem sobre direitos fundamentais, com foco em educação indígena, meio ambiente, interculturalidade, decolonialidade, direitos humanos, gênero e minorias. Também atua como advogada.
------------
Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Foto: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Contato: agencia@unidep.edu.br