Com apoio do Programa Afycionados por Ciência, a professora Ma. Keli Starck apresentou três trabalhos relacionados à gestão de resíduos no X Simposio Iberoamericano de Ingeniería de Residuos
3/7/2023
Compartilhe
De 20 a 22 de junho, aconteceu o X Simposio Iberoamericano de Ingeniería de Residuos, realizado na Universidad Jaume I de Castellón, na Espanha. A professora dos cursos de Engenharia Civil e Engenharia Elétrica do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP), Ma. Keli Starck, apresentou três trabalhos submetidos ao Simpósio, que tratam sobre resíduos sólidos e caminhos para uma economia circular com zero desperdício. A participação de Keli no evento internacional contou com apoio do Programa Afycionados por Ciência, coordenado pela Pró-Reitoria de Pós-graduação, Pesquisa, Extensão, Inovação e Internacionalização (PROPPEXII).
O evento viabiliza avanços na gestão de resíduos. “A participação no Simpósio foi de extrema importância para minha trajetória como docente e pesquisadora. O evento proporcionou intercâmbio de conhecimentos, atualização sobre pesquisas e práticas inovadoras na gestão de resíduos. Além disso, possibilitou o estabelecimento de parcerias, colaborações científicas e reconhecimento acadêmico e profissional. Foi uma oportunidade valiosa para ampliar conhecimentos, fortalecer minha caminhada e contribuir para o avanço da área de engenharia de resíduos”, explica Keli Starck.
Os trabalhos apresentados e que representaram o UNIDEP no evento, foram: “Logística reversa de módulos fotovoltaicos: desafios e possibilidades no cenário brasileiro”, de autoria de Keli Starck e do professor do curso de Ciências Contábeis, Edegar Del Sent e do gerente de Tecnologias Educacionais do Grupo Afya Educacional, Ithalo Hespanhol de Souza; e os artigos “Gestão de resíduos sólidos urbanos na perspectiva da economia circular no contexto brasileiro” e “Análise da interação entre sistemas da economia e ecossistemas sob a ótica da economia circular”, de autoria de Keli Starck e da sua orientadora de Doutorado na Unochapecó, Dra. Silvana Terezinha Winckler.
A coordenadora de Pesquisa e Iniciação Científica, professora Ma. Graciela Caroline Gregolin, enaltece a importância do evento internacional, bem como o apoio oportunizado pelo Programa Afycionados Por Ciência. “O envolvimento dos docentes em movimentos internacionais de pesquisa, como eventos científicos, impacta não somente na carreira profissional de nossos professores, mas também na qualidade do ensino ofertado pelo UNIDEP, bem como nas experiências que nossos alunos terão durante a trajetória acadêmica, uma vez que o ensino não se dissocia da pesquisa e, também, da extensão”, completa.
------------
Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Contato: agencia@unidep.edu.br