A docente do curso de Enfermagem, professora Lujácia Felipes Fiorentin, apresentou um trabalho sobre saúde mental durante a formação acadêmica
25/9/2024
Compartilhe
Nos dias 13 e 14 de setembro, a professora do curso de Enfermagem do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP), Ma. Lujácia Felipes Fiorentin, participou do II Congresso de Boas Práticas em Saúde Mental na Atenção Básica, realizado na Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba. O evento reuniu profissionais e acadêmicos da área da saúde para discutir práticas inovadoras e eficazes na atenção à saúde mental dentro do Sistema Único de Saúde (SUS).
A atenção básica é o primeiro ponto de contato da população com o sistema de saúde, desempenhando um papel crucial na identificação precoce de transtornos mentais e na prevenção do agravamento de casos leves. “Ao promover boas práticas nesse nível de atenção, o evento reforça a importância de integrar os cuidados em saúde mental às estratégias do SUS, ampliando o acesso da população e ajudando a reduzir a sobrecarga dos serviços especializados, como os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e hospitais psiquiátricos”, explica Lujácia.
No Congresso, Lujácia apresentou um trabalho que versou sobre saúde mental na rotina de estudantes de Enfermagem, desenvolvido em colaboração com a egressa Vera Lucia Theodoro Marini e com as professoras Cleunir de Fátima Cândido de Bortolli, Gisele Iopp Massafera e Leocádia Orsato Brufati.
Para a professora Lujácia, participar de eventos como esse é fundamental não apenas para a sua formação contínua como pesquisadora, mas também para a qualidade do ensino que oferece a seus alunos. “Adquirir novos conhecimentos e atualizações me permite trazer para a sala de aula práticas mais eficazes e alinhadas com as demandas atuais da atenção básica em saúde mental. Como professora, atuo como multiplicadora dessas boas práticas, impactando diretamente na formação de futuros profissionais de saúde”, afirma.
A participação de Lujácia no Congresso de Boas Práticas em Saúde Mental na Atenção Básica contou com apoio da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão, Inovação e Internacionalização (PROPPEXII) e do Programa Afycionados por Ciência.
------------
Matéria: Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Supervisão: Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Fotos: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Contato: [email protected]