A professora Ma. Raphaela Rezende Nogueira Rodrigues participou do 62º Congresso Brasileiro de Educação Médica (Cobem) juntamente com alunos do curso de Medicina
1/10/2024
Compartilhe
Entre os dias 12 e 15 de setembro, a professora Ma. Raphaela Rezende Nogueira Rodrigues, docente do curso de Medicina e coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP), participou do 62º Congresso Brasileiro de Educação Médica (Cobem), realizado em Belo Horizonte (MG). O Cobem é o principal evento nacional dedicado às discussões sobre a educação médica, reunindo pesquisadores, professores e alunos de todo País.
Durante o congresso, Raphaela apresentou três trabalhos. O primeiro, intitulado “A formação médica para o cuidado à saúde de populações invisibilizadas: percepções de docentes e discentes de cursos de Medicina do Brasil”, está relacionado a sua tese de doutorado, em andamento pelo Programa de Pós-Graduação em Medicina Preventiva (Saúde Coletiva) da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).
Já os outros dois trabalhos resultam de produções em conjunto com acadêmicos das disciplinas de Práticas Interdisciplinares de Extensão, Pesquisa e Ensino (PIEPE). São eles: “Promovendo a aprendizagem de práticas de higiene para melhorar a saúde” e “Utilização da gamificação na educação sexual de adolescentes”.
“A participação no Cobem foi extremamente importante, pois trata-se de um congresso que discute a minha área de pesquisa no doutorado e também minha atuação como docente”, afirma Raphaela. “Além disso, temas fundamentais, como as novas Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Medicina, o ensino voltado para populações vulnerabilizadas, cotas na Medicina e tecnologias de ensino, foram amplamente debatidos, o que amplia nossa perspectiva enquanto educadores”, reforça.
Promovida pela Associação Acadêmica de Educação Médica (Abem), esta edição do Cobem contou com o tema “Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação médica: 10 anos de construção!”. Além de Raphaela, estudantes do curso de Medicina também participaram da programação.
A participação de Raphaela no Cobem 2024 contou com apoio da Pró-Reitoria de Pós-graduação, Pesquisa, Extensão, Inovação e Internacionalização (PROPPEXII) e do Programa Afycionados por Ciência. “O incentivo do UNIDEP foi essencial para viabilizar a minha participação e levar adiante os projetos desenvolvidos com os acadêmicos de Medicina”, completa Raphaela.
------------
Matéria: Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Supervisão: Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Contato: [email protected]