Notícias
Medicina

Professora pesquisa saúde mental pós-covid

Compartilhe

A professora dos cursos de Medicina e Psicologia do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP), Silvana Alberton, concluiu o Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Ciências Aplicadas à Saúde (PPGCAS), da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Com o título “Saúde Mental Pós-Covid: um estudo transversal”, seu estudo integrou a linha de pesquisa “Saúde, nutrição e ambiente”, e foi desenvolvida sob orientação da professora Dra. Franciele Ani Caovilla Follador.

Silvana destaca que sua pesquisa caracterizou e analisou as possíveis alterações na saúde mental em pacientes pós-covid, por meio de entrevista clínica semiestruturada, aplicação de questionário sociodemográfico e ocupacional e aplicação do Inventário de Depressão de Beck – Segunda Edição (BDI-II) – instrumento que mede a intensidade da depressão.

“A epidemia do novo coronavírus tornou-se sem precedentes devido às opções de tratamento até então limitadas. Nesse sentido, como profissional de saúde, em meus atendimentos percebi as alterações emocionais que a grande maioria das pessoas relatava. A partir dessa vivência, resolvi estudar mais sobre a temática”, conta Silvana.

Sua pesquisa apontou que 56% dos participantes estudados apresenta sintomas persistentes do pós-covid há mais de 3 meses. “Sobre os principais sintomas persistentes na amostra, 60% dos entrevistados referiu alterações na memória e 50% relatou a persistência de dores de cabeça. Em relação aos escores no BDI-II, os resultados mostraram maior proporção de sintomas moderados e graves de depressão em mulheres, assim como entre aqueles que reportaram dificuldades no trabalho”, destaca.

Silvana possui graduação em Psicologia pela Universidade do Contestado (2008), especialização em Avaliação Psicológica pela Universidade Paranaense – Unipar (2019), em Impactos da Violência na Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz (2018), em Preceptoria no Sistema Único de Saúde (SUS) pelo Hospital Sírio-libanês (2016), especialização em Educação Permanente pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (2015) e em Psicologia da Saúde pela Universidade de Passo Fundo – UPF (2010).

Além disso, Silvana atua como psicóloga no Centro de Atendimento Psicossocial Infanto-Juvenil (Capsi) de Pato Branco. No curso de Medicina, atualmente leciona a prática da disciplina de Integração Ensino-Serviço-Comunidade (IESC) I e coordena os módulos dos IESCs III, IV e V. No curso de Psicologia, leciona a disciplina de Psicologia e Saúde Mental.

------------
Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Foto: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Contato: agencia@unidep.edu.br

Ver álbum completo