Notícias
Naped

Professoras do UNIDEP são premiadas no Fórum Sthem Brasil

Compartilhe

Dos onze trabalhos premiados no VII Fórum do Consórcio Sthem Brasil, oito são de faculdades da Afya Educacional e dois deles são de docentes do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP). As professoras Alcione Cappelin e Keli Starck se destacaram pelo trabalho “Comic-Based Learning: um olhar sobre a utilização no curso de Engenharia Civil”. A coordenadora do Núcleo de Apoio Pedagógico e Experiência Docente (NAPED), professora Elisa Denardi Tessaro, foi reconhecida pela prática “Oficina de Metodologias Ativas para acadêmicos: uma proposta para recepcionar e integrar estudantes”. As docentes foram recebidas pela Reitora do UNIDEP, professora Ornella Bertuol, pela Pró-Reitora de Graduação, Carla Maria Ruedell, e pela Pró-Reitora Administrativo-Financeira, Cláudia Roberta Facin, na tarde da última sexta-feira (30/04).

Para a professora Keli Starck, o trabalho realizado em conjunto com a professora Alcione, pode servir de inspiração para docentes das mais variadas áreas, especialmente para as engenharias. “O trabalho trata do uso de histórias em quadrinhos em práticas pedagógicas de cursos superiores. O destaque da nossa prática se deu porque a proposta foi realizada em cursos de Engenharia, uma inovação, justamente por ser uma área das ciências exatas, em que conseguimos desenvolver uma atividade pedagógica diferente para os alunos, para que eles se sentissem conectados e motivados para experienciar novas formas de aprendizagem”, disse.

A professora Alcione – que assim como a professora Keli leciona nos cursos de Engenharia Civil e Engenharia Elétrica e também integra o Grupo de Estudos e Pesquisas em Metodologias Ativas (GEPMAT) –, avalia o reconhecimento da prática enquanto destaque no Sthem, mas também a partir do acolhimento recebido no UNIDEP. “Propomos uma abordagem inovadora e pouco convencional, especialmente no Ensino Superior. A motivação que exemplos como este gera nos alunos, bem como a inspiração que os engaja, nos incentiva cada vez mais. Fiquei muito surpresa e feliz. Esses momentos confirmam que estamos no caminho certo”, pontuou.

Já a professora Elisa, que além de ter sua prática reconhecida também esteve à frente da participação do UNIDEP no Fórum do Consórcio Sthem 2021, celebra a aprovação dos 17 trabalhos submetidos por docentes da IES, bem como o destaque dos dois trabalhos premiados. “Fiquei muito feliz com o envolvimento dos professores e com o nosso desempenho. São trabalhos reais, de práticas realizadas em sala de aula, muitas delas adaptadas e fazendo a diferença durante a pandemia”, destacou.

Elisa também enalteceu que o resultado reforça o momento vivido pelo UNIDEP. “Estamos divulgando práticas de ensino desenvolvidas por cursos, e também projetos realizados em parceria com nossas coordenações, como foi o caso da oficina de metodologia ativa que também integrou a recepção dos nossos calouros neste semestre. Estamos unindo momentos de relacionamento ao nosso jeito de ensinar e aprender, justamente porque o olhar pedagógico deve estar em todas as nuances que nos movem enquanto Instituição de Ensino Superior”, pontuou.

A Reitora do UNIDEP, professora Ornella Bertuol, enalteceu a postura inovadora dos docentes participantes do Sthem 2021, bem como das professoras premiadas. “Os nossos docentes são nosso maior orgulho. Ao conquistarmos dois trabalhos premiados no Sthem, só reforçamos que práticas que promovem a inspiração docente e discente merecem total reconhecimento, bem como nosso apoio. Só temos que parabenizar e, sobretudo, agradecer por termos profissionais tão engajados, que têm ido além da sala de aula e promovido ações que fortalecem a nossa caminhada. Vivemos essa motivação diariamente, no ensino, na pesquisa e na extensão”, completou Ornella.

------------

Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR

Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Fotos: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Contato: agencia@unidep.edu.br

Ver álbum completo