O artigo “A atuação do enfermeiro na promoção, incentivo e manejo do aleitamento materno”, é resultado do TCC da egressa Patricia Hoffmann Iopp e recentemente foi aprovado na Revista Enfermagem em Foco, Qualis B1
28/10/2021
Compartilhe
As professoras do curso de Enfermagem do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP), Cleunir de Fátima Candido De Bortoli e Gisele Iopp Massafera, juntamente com a egressa Patricia Hoffmann Iopp, conquistaram a aprovação do artigo “A atuação do enfermeiro na promoção, incentivo e manejo do aleitamento materno”, na Revista Enfermagem em Foco, Qualis B1, do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). A pesquisa é resultado de trabalho de conclusão de curso (TCC).
A professora Cleunir destaca a relevância do periódico, que representa um importante meio de divulgação do conhecimento científico da enfermagem e na consolidação da profissão no Brasil. “Nesse sentido, o nosso trabalho aborda ações desenvolvidas pelo enfermeiro da atenção básica à saúde, voltadas a promoção e incentivo ao aleitamento materno, assim como as intercorrências mais frequentemente atendidas por esses profissionais”, conta.
Cleunir ressalta, ainda, a importância da temática e da problemática abordadas no estudo. “Mesmo diante de várias iniciativas governamentais, a média de aleitamento materno no Brasil segue aquém das recomendações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS). O artigo destaca as ações que são amplamente desenvolvidas e discute aquelas que ainda podem ser incentivadas e promovidas com as gestantes e sua família”, reforça.
A professora e coordenadora do curso de Enfermagem, Gisele Iopp Massafera, comenta de que forma a iniciação científica é incentivada, engajando corpo docente, alunos e egressos do curso. “Incentivamos a iniciação científica desde o início da graduação, por meio de disciplinas que oportunizam a elaboração de artigos e pesquisas, o que soma-se à participação em congressos, em que levamos trabalhos para apresentações, seja on-line ou presencial, além dos próprios eventos da Instituição”, destaca.
Gisele acredita que a publicação de TCCs em periódicos científicos é um incentivo para os acadêmicos. “Esperamos que seja uma inspiração aos demais alunos que se dedicam tanto a este trabalho final que, muitas vezes, após a apresentação fica "engavetado" sendo que poderia ser replicado em outras fontes, como foi o caso deste. Publicações como esta nos enchem de orgulho e nos motivam a incentivar ainda mais nossos acadêmicos a publicarem os excelentes trabalhos que vêm desenvolvendo”, ressalta.
Para Patricia, a publicação do TCC ao lado das professoras orientadoras é uma conquista ímpar. “O sentimento é de muita felicidade ao ver um artigo sendo aceito para publicação, juntamente com as professoras da graduação: sempre tão dedicadas, capacitadas e líderes que me incentivaram muito nesse processo de aprendizagem, e que seguem me inspirando. Isso confirma que todo esforço e dedicação valeram muito a pena”, enfatiza.
Ao seguir pesquisando e publicando mesmo após a graduação, Patricia busca aprimorar e compartilhar seus conhecimentos. “É necessário continuar estudando e aplicando conhecimentos. As pesquisas trazem aprendizados e, consequentemente, nos ajudam a aprimorar e contribuir para avanços na saúde, sociedade, educação e no contexto profissional. Isso é muito gratificante”, completa.
------------
Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Foto: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Contato: [email protected]