Obra preenche uma lacuna na área da saúde, promovendo comunicação inclusiva e qualificação profissional
12/2/2025
Compartilhe
Com o objetivo de tornar os atendimentos médicos mais inclusivos e acessíveis para pessoas surdas, os professores Luciana Bica, Vilson Geraldo de Campos e Yasser Jebahi, do curso de Medicina do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP), integram o grupo de autores responsáveis pela obra “Guia Prático de Língua Brasileira de Sinais (Libras) para Profissionais da Saúde”. O livro inédito foi desenvolvido como uma ferramenta essencial para profissionais da área da saúde que buscam aprimorar a comunicação com pacientes surdos e oferecer um atendimento mais humanizado e eficaz.
A obra apresenta uma abordagem prática e objetiva, reunindo os principais sinais de Libras que podem ser utilizados em situações de atendimento médico. Organizado em formato acessível, o livro foi concebido para atender tanto estudantes quanto profissionais da área da saúde, proporcionando um guia rápido para consultas durante situações clínicas do dia a dia. Entre os conteúdos, destacam-se os sinais relacionados a sintomas, exames, orientações e procedimentos comuns.
A organização do livro foi coordenada pela professora Luciana de Freitas Bica, com apoio de Ana Lúcia Lunardi Dal’Maso, Evelyn Szablewski Sales, Heron Rodrigues da Silva, Maria Eduarda Oro Dilly, Maria Stella Alves Nogueira, Mariana Franzoni Minski, Vilson Geraldo de Campos e Yasser Jebahi, resultando em uma obra coletiva e colaborativa sob a chancela da Paco Editorial.
O diferencial do guia está na sua capacidade de integrar o conhecimento técnico da Medicina com a necessidade de inclusão social. “A comunicação é um elemento essencial no cuidado em saúde. Este livro busca oferecer uma ponte entre profissionais e pacientes surdos, eliminando barreiras e promovendo um atendimento digno e acolhedor”, afirma a professora Luciana, que também é intérprete de Libras.
“Esta obra reflete o compromisso do UNIDEP com a formação de médicos mais empáticos e preparados para atender a diversidade da população brasileira. Além de ser uma contribuição valiosa para o meio acadêmico, também inspira uma prática profissional mais inclusiva”, destaca o coordenador do curso de Medicina, professor Vilson Geraldo de Campos.
Inovação e relevância
O “Guia Prático de Libras para Profissionais da Saúde” é uma iniciativa pioneira que vai além do ensino tradicional, ao oferecer uma solução concreta para um dos grandes desafios da área da saúde: a comunicação inclusiva. Além de preencher uma lacuna no atendimento a pessoas surdas, o livro incentiva uma postura mais humanizada e responsável entre os profissionais da saúde, conforme ressalta o professor Luiz Claudio Pereira, diretor Nacional de Ensino da Afya.
“Este livro não apenas educa, mas sensibiliza os leitores sobre a importância de se comunicar de forma inclusiva, promovendo participação e igualdade na sociedade. Além disso, a obra destaca-se por sua relevância, preenchendo uma lacuna importante na bibliografia médica disponível e permitindo uma interação direta e acessível com pacientes surdos”, salienta o professor Luiz Claudio.
Onde adquirir
O livro está à venda em livrarias selecionadas, bem como o site da Amazon e da Paco Editorial.
------------
Matéria: Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Supervisão: Profa. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Fotos: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Contato: [email protected]