29/3/2021
Compartilhe
Nos dias 18, 19 e 20 de março, aconteceu o I Fórum Internacional de Pesquisa e Inovação – FIPI, com o tema “Education, Health and Technologies”. Promovido por quatro instituições do Grupo Afya Educacaional – IESVAP, UNIDEP, UNIVAÇO e FASAVIC –, a programação reuniu mais de 640 participantes e um time de palestrantes formado por 16 convidados, nomes nacionais e internacionais. Entre eles, quatro professores do UNIDEP, dos cursos de Medicina, Direito e Publicidade e Propaganda: Alvaro Cesar Cattani, Jozieli Cardenal, Julia Dambrós Marçal e Raphaela Rezende Nogueira Rodrigues.
Integrando a Comissão Central Organizadora, os professores Keli Starck e Ricardo Bertoncello também representaram o UNIDEP. Para a professora Keli, que leciona nos cursos de Engenharia Civil e Engenharia Elétrica, e que responde pelo Setor de Inovação Tecnológica do UNIDEP, vinculado à Coordenação de Pós-graduação, Pesquisa, Extensão, Inovação e Internacionalização (COPPEXI), esses momentos de intercâmbio e integração entre diferentes IES do grupo, oportunizam a oferta de experiências significativas aos acadêmicos.
“Nesse momento de pandemia, foi possível evidenciar como a tecnologia atua como facilitadora da integração entre as diferentes IES do grupo Afya, estreitando laços e possibilitando ações de forma conjunta com uma frequência superior aos eventos presenciais. O FIPI apresentou importantes informações técnicas envolvendo educação, saúde e tecnologias, fomentando discussões na comunidade acadêmica e científica sobre a importância da integração das diversas áreas do conhecimento para a formação do profissional do futuro”, ressaltou.
Sobre a participação dos docentes do UNIDEP, Keli enalteceu a contribuição dos profissionais para o sucesso do evento. “Os docentes foram convidados por serem reconhecidos em suas respectivas áreas de atuação e possuírem as competências docentes evidenciadas pelo Grupo Afya, como protagonismo, diálogo, aprimoramento profissional e contribuição. Como resultado, contribuíram significativamente para que o FIPI fosse um evento com ampla programação, assuntos convergentes e com abordagens atuais”, destacou
O professor Joilson Ramos de Jesus, docente da Faculdade de Ciências Humanas, Exatas e da Saúde do Piauí (FAHESP), do Instituto de Educação Superior do Vale do Parnaíba (IESVAP), que coordena o Núcleo de Inovação Tecnológica e Acadêmica (NITA) juntamente com a professora Maria Goreth Pearce, presidiu a Comissão Organizadora do FIPI e conta que a programação buscou reunir discentes, docentes, colaboradores e público geral num momento de imersão voltado à apresentação das principais inovações nas áreas de saúde, educação e tecnologia, para atender as demandas atuais e futuras da sociedade.
“A integração das unidades já está no DNA do Grupo Afya Educacional, o que nos possibilita explorar as melhores virtudes de cada unidade, resultando em uma maior eficiência no alcance dos objetivos e metas, de modo a tornar possível a realização de um evento dessa dimensão. Além do evento trazer temáticas inovadoras e voltadas para a formação do futuro profissional, um outro diferencial do FIPI foi a seleção criteriosa de palestrantes nacionais e internacionais, com experiência teórica e prática na área de pesquisa e inovação”, ressaltou.
A partir da realização desta primeira edição, Joilson adianta que a segunda edição já começará a ser planejada, em que entre as novidades estão a submissão de trabalhos e premiações. “O principal desafio é manter a alto nível dos nossos palestrantes e das temáticas abordadas no evento. E o principal objetivo é inclui-lo no calendário acadêmico da Afya, para que todos os nossos, docentes e colaboradores possam participar. Além disso, para as próximas edições todas as unidades serão convidadas a integrar a organização”, completou.
------------
Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Fotos: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Contato: agencia@unidep.edu.br