21/4/2020
Compartilhe
Os professores do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) são destaque no VI Fórum Internacional de Inovação Acadêmica do Consórcio Sthem Brasil, com 36 trabalhos aprovados. A programação do evento acadêmico acontecerá de 21 a 23 de maio, e busca socializar práticas inovadoras de ensino voltadas à sala de aula, à pesquisa e à extensão.
O coordenador do Núcleo de Apoio Pedagógico e Experiência Docente (NAPED) do UNIDEP, professor Me. Denny José Almeida Costa, conta que foram 40 trabalhos produzidos, 36 submetidos e aceitos, com a participação de 12 cursos e do NAPED, por meio também do Grupo de Estudos e Pesquisas em Metodologias Ativas da Aprendizagem (GEPMAT). Destaque para os cursos de Publicidade e Propaganda (6 trabalhos), Estética e Cosmética (5 trabalhos) e Medicina (4 trabalhos).
Denny destaca, sobretudo, o desempenho e a participação dos docentes do UNIDEP. “Este é o resultado de um trabalho contínuo sobre metodologias inovadoras, desenvolvido ao longo de 2019, por meio das capacitações realizadas pelo NAPED, além do processo diário de motivação e conscientização, voltado à importância de divulgar e apresentar os trabalhos promovidos pelos cursos. Temos aqui um indicador de que os professores estão mudando as suas aulas, a partir de práticas criativas e com foco no aluno”, salienta.
Outro ponto evidenciado é que as práticas de aprendizagem ativas e inovadoras, constantemente instigadas em sala de aula, também promovem a motivação dos alunos. “A base desta ideologia de processo pedagógico é o aluno, em que o professor passa a elaborar sua prática priorizando o envolvimento do estudante. Então, todas as ações estão direcionadas à aprendizagem do acadêmico, que passa a ser o protagonista do ensino”, pontua Denny.
O Sthem Brasil
A 6ª edição do Fórum Internacional de Inovação Acadêmica do Consórcio STHEM Brasil, inicialmente programada para ocorrer presencialmente na FACCAT (Faculdades Integradas de Taquara/RS), agora acontecerá totalmente on-line, de 21 a 23 de maio. O congresso busca elucidar como os professores podem colocar em prática novos estudos metodológicos. “É um momento de troca e partilha entre docentes de diversas IES do país, o que oportuniza a ampliação do repertório docente, além de trazer motivação pessoal, pois o professor começa a ver possibilidades múltiplas e até inéditas do trabalho pedagógico e da prática docente”, completa Denny.
------------
Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Contato: [email protected] // (46) 3220-3015