Notícias
UNIDEP

Professores do UNIDEP têm 36 trabalhos aprovados no VI Fórum Sthem Brasil

Compartilhe

Os professores do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) são destaque no VI Fórum Internacional de Inovação Acadêmica do Consórcio Sthem Brasil, com 36 trabalhos aprovados. A programação do evento acadêmico acontecerá de 21 a 23 de maio, e busca socializar práticas inovadoras de ensino voltadas à sala de aula, à pesquisa e à extensão.

O coordenador do Núcleo de Apoio Pedagógico e Experiência Docente (NAPED) do UNIDEP, professor Me. Denny José Almeida Costa, conta que foram 40 trabalhos produzidos, 36 submetidos e aceitos, com a participação de 12 cursos e do NAPED, por meio também do Grupo de Estudos e Pesquisas em Metodologias Ativas da Aprendizagem (GEPMAT). Destaque para os cursos de Publicidade e Propaganda (6 trabalhos), Estética e Cosmética (5 trabalhos) e Medicina (4 trabalhos).

Denny destaca, sobretudo, o desempenho e a participação dos docentes do UNIDEP. “Este é o resultado de um trabalho contínuo sobre metodologias inovadoras, desenvolvido ao longo de 2019, por meio das capacitações realizadas pelo NAPED, além do processo diário de motivação e conscientização, voltado à importância de divulgar e apresentar os trabalhos promovidos pelos cursos. Temos aqui um indicador de que os professores estão mudando as suas aulas, a partir de práticas criativas e com foco no aluno”, salienta.

Outro ponto evidenciado é que as práticas de aprendizagem ativas e inovadoras, constantemente instigadas em sala de aula, também promovem a motivação dos alunos. “A base desta ideologia de processo pedagógico é o aluno, em que o professor passa a elaborar sua prática priorizando o envolvimento do estudante. Então, todas as ações estão direcionadas à aprendizagem do acadêmico, que passa a ser o protagonista do ensino”, pontua Denny.

O Sthem Brasil

A 6ª edição do Fórum Internacional de Inovação Acadêmica do Consórcio STHEM Brasil, inicialmente programada para ocorrer presencialmente na FACCAT (Faculdades Integradas de Taquara/RS), agora acontecerá totalmente on-line, de 21 a 23 de maio. O congresso busca elucidar como os professores podem colocar em prática novos estudos metodológicos. “É um momento de troca e partilha entre docentes de diversas IES do país, o que oportuniza a ampliação do repertório docente, além de trazer motivação pessoal, pois o professor começa a ver possibilidades múltiplas e até inéditas do trabalho pedagógico e da prática docente”, completa Denny.

------------

Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR

Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Contato: [email protected] // (46) 3220-3015


Ver álbum completo