As atividades de formação pedagógica e planejamento dos colegiados estão movimentando o UNIDEP deste a última segunda-feira, dia 24
25/1/2024
Compartilhe
O Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) está realizando a programação da Semana de Desenvolvimento Docente 2024/1, com o tema “Horizontes Digitais: Inteligência artificial e tecnologias educacionais no Ensino Superior”. As atividades iniciaram em 24 de janeiro e seguem até 01 de fevereiro, sendo promovidas pela Pró-Reitoria de Graduação (ProGrad), por meio do Núcleo de Apoio Pedagógico e Experiência Docente (Naped), com apoio da Pró-Reitoria de Pós-graduação, Pesquisa, Extensão, Inovação e Internacionalização (PROPPEXII), Núcleo de Educação a Distância (NEaD) e Coordenações de Cursos.
No primeiro dia de programação (24/01), os professores puderam participar de duas oficinas, que abordaram práticas de simulação em saúde e recursos tecnólogos, para utilização de bioatlas e realidade aumentada. Nesta terça-feira (25/01), foi a vez da Coordenação de Extensão reunir os docentes que ministrarão as disciplinas de Projeto de Extensão II e IV para planejarem o semestre seletivo.
Entre os destaques está o planejamento das Coordenações de Cursos e seus colegiados, no período de 24 a 31 de janeiro. A coordenadora do curso de Direito, professora Ma. Angélica Socca Cesar Recuero, enaltece que os encontros são essenciais, permitindo o alinhamento de estratégias que possam garantir resultados efetivos para o aprendizado e sucesso dos acadêmicos. “Esses encontros também proporcionam momentos para troca de experiências entre docentes, com o compartilhamento de práticas bem-sucedidas, o que gera um senso de colaboração e coesão, resultando em contínuo avanço no processo de ensino aprendizagem”, frisa.
Quem também destaca a importância dos momentos de diálogo e planejamento dos colegiados é o coordenador dos cursos de Administração e Ciências Contábeis, professor Me. Alaxendro Rodrigo dal Piva. “Nesses momentos, alinhamos as diretrizes dos cursos, seja de atualização de matrizes, proposição de aulas, metodologias ativas, condução docente e intervenções junto à sociedade. Também avaliamos as necessidades dos nossos estudantes, o que potencializa o desenvolvimento de uma proposta pedagógica que oportunize uma formação inovadora, alinhada ao mundo do trabalho”, reforça.
A coordenadora do Núcleo de Apoio Pedagógico e Experiência Docente (Naped) do UNIDEP, Ma. Graziela Scopel, ressalta a importância da temática, uma vez que a utilização de tecnologias educacionais permeia as práticas docentes na Instituição, bem como no Grupo Afya. “É essencial refletirmos sobre a inteligência artificial no Ensino Superior e de que forma essa dimensão tecnológica potencializa os processos formativos e de suporte ao ensino, à pesquisa e à extensão”, avalia.
Ela também destaca que a programação da Semana de Desenvolvimento busca atender necessidades pedagógicas sinalizadas pelos cursos do UNIDEP, com momentos presenciais, híbridos e remotos. “Teremos oficinas mão na massa, ministradas de professor para professor, como a ‘Docência Inovadora: Explorando a Inteligência Artificial no preparo das aulas e elaboração de questões’. Outro momento significativo será a experiência oportunizada pelo espaço de visitação da EduTech”, menciona.
Programação
A programação da Semana de Desenvolvimento Docente 2024/1 continua na próxima semana. Na segunda-feira (29/01), a partir das 19h15, haverá a abertura oficial conduzida pelas Reitorias. Em seguida, acontecerá a palestra “Diálogos Digitais: a sinfonia da inteligência artificial na orquestra educacional”, ministrada pelo professor Dr. Rogério Justino, docente do Instituto Federal Goiano, Campus Cristalina, Goiás.
Ainda na segunda-feira (29/01), acontecerá o painel “Olhares sobre a inteligência artificial na Educação Superior”, evolvendo os cursos de Direito, Medicina e Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Na terça-feira (30/01), a partir das 19h15, ocorrerá o Reconhecimento do Educador UNIDEP. Em seguida, será a vez da oficina prática com o tema “Docência Inovadora: explorando a inteligência artificial no preparo das aulas e elaboração de questões”.
Na quarta-feira (31/01), ocorrerá a EduTech, um ambiente de experimentação tecnológica com mostra dos cursos e visita guiada. Paralelamente, também acontecem momentos formativos específicos para o curso de Medicina e oficinas nacionais, promovidos pela Coordenação de Curso e Direção de Ensino do Grupo Afya.
O coordenador do curso de Medicina, professor Me. Vilson Geraldo de Campos, avalia a participação do colegiado nos momentos formativos da programação. “É uma satisfação imensa estar junto ao Naped e ProGrad para ajudar a propor a Semana de Desenvolvimento Docente. O curso de Medicina possui cerca de 100 docentes e essa programação é uma excelente oportunidade para formação docente e educação continuada dos nossos professores. O objetivo é aperfeiçoar nossa prática pedagógica para ofertar um ensino de alta qualidade aos nossos futuros médicos”, completa.
------------
Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Fotos: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Contato: [email protected]