Na noite desta segunda-feira (25/07), os docentes do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) viveram o início da programação da Semana de Desenvolvimento Docente 2022/2, que segue até 29 de julho, com o tema “Metodologias ativas: concepções e práticas”. A abertura contou com a participação da professora Dra. Luciana Allan, doutora em Educação e Diretora do Instituto Crescer, que abordou diferentes formas de avaliações baseadas em metodologias ativas, estimulando os professores a diversificarem instrumentos avaliativos para potencializar o desenvolvimento de hard e soft skills nos acadêmicos.
De acordo com Luciana, que há mais de 20 anos atua no desenvolvimento de projetos educacionais, quanto maior a frequência e as oportunidades de avaliação baseadas em metodologias ativas, maior será a interação e o engajamento dos alunos, que compreenderão o processo de ensino-aprendizagem por meio da criatividade e do protagonismo.
“Devemos potencializar a realização de diferentes formas de avaliação, incluindo a autoavaliação, pois nestes momentos observamos situações individuais dos estudantes na medida em que oportunizamos o exercício do autoconhecimento por parte dos alunos. Com isso, os acadêmicos passam a perceber o que têm de bom e o que podem melhorar. Se guardarmos essas avaliações, inclusive, podemos retomá-las depois de um tempo e observar a evolução dos estudantes nesse processo de formação”, destacou.
Para ela, a atuação docente deve pautar-se na construção contínua da aprendizagem ativa que desenvolva importantes soft skills, por meio do trabalho em equipe, da comunicação assertiva, criatividade, organização e ética. “Para que o aluno sinta-se motivado a participar dessas experiências, precisa ser instigado a criar coisas novas e a vivenciar situações que representem a sua realidade”, pontuou.
Na ocasião, os professores do UNIDEP desenvolveram e demonstraram práticas criativas voltadas a instigar a utilização de metodologias ativas, experienciando também exemplos de avaliações diagnósticas e autoavaliações. “A educação inovadora deve basear-se num currículo que dê ênfase ao protagonismo do aluno, preparando os acadêmicos para o mundo, visando o pensamento crítico e analítico. A metodologia ativa é muito mais do que uma maneira de compartilhar conhecimento, refere-se a uma forma de planejar e relacionar-se com os alunos”, concluiu.
A missão de educar de forma ativa e afetiva
A reitora do UNIDEP, professora Ornella Bertuol, ressaltou a diversidade de atrações que compõe a programação da Semana de Desenvolvimento Docente 2022/2. “Serão oficinas e trocas, para seguirmos crescendo juntos, sempre valorizando as experiências que construímos na soma e na partilha. O UNIDEP, ao longo dos seus 22 anos, consolidou uma bonita história, formando bons cidadãos, que são referência e capazes de fazer significativas transformações nas vidas das pessoas. Neste novo semestre letivo não será diferente, por isso queremos acolher nossos professores para que, com as energias renovadas, possamos dar continuidade à missão de ser educador”, destacou.
A pró-reitora de Graduação, professora Carla Maria Ruedell, também evidenciou o papel social desempenhado pelos docentes da IES. “Agradecemos à dedicação e ao talento dos nossos professores, que aceitaram a bonita missão de serem professores do UNIDEP. Ser educador não é somente compartilhar conhecimento técnico mas, sim, fortalecer habilidades que oportunizem uma formação humanizada. Que a partir desta programação, nossos professores sintam-se cada vez mais conectados com a IES e exerçam o pertencimento pelos seus colegiados”, frisou.
Programação
A programação da Semana de Desenvolvimento Docente 2022/2, organizada pelo Núcleo de Apoio Pedagógico e Experiência Docente (Naped), segue nesta terça-feira (26/07), conduzida pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Metodologias Ativas da Aprendizagem (Gepmat) e pelo Grupo de Estudos em Desenvolvimento, Aprendizagem e Identidade Docente (Gedai), com oficina sobre Gradepen. Esta também será a noite destinada à apresentação do Plano de Saúde para Docentes, por parte do Setor de Gestão e Desenvolvimento de Talentos (Gesta). Acontecerão, ainda, programações promovidas pela Pró-Reitoria de Pós-graduação, Pesquisa, Extensão, Inovação e Internacionalização (PROPPEXII).
Na quarta-feira (27/07), as Reitorias e o Setor de Gestão e Desenvolvimento de Talentos (Gesta) terão um momento com os professores sobre o Plano de Carreira Docente. Em seguida, o Gepmat e o Gedai realizarão cinco oficinas: Simulação em Saúde; Preceptoria de alunos da clínica integrada; Feedback; Relacionamento interpessoal; e Disciplinas Híbridas. Na quinta-feira (28/07), haverá um momento com o tema “O fazer docente no novo cenário educacional: o regime de créditos”, seguido por oficinas do Gepmat. Na noite de encerramento (29/07), haverá a integração dos novos docentes e também momentos de planejamento para os colegiados dos cursos.
------------
Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Fotos: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Contato: [email protected]