A oficina “Comunicação Assertiva e Não-Violenta” foi voltada para os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde do município de Pato Branco
2/12/2022
Compartilhe
Nos dias 22 e 25 de novembro, Jaqueline Bernardi Ferreira, coordenadora do Setor de Gestão e Desenvolvimento de Talentos do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP), ministrou oficinas sobre “Comunicação Assertiva e Não-Violenta” para os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde. Ao todo, 48 auxiliares e técnicos de Enfermagem e 28 auxiliares e técnicos de Saúde Bucal participaram da programação.
A temática é uma demanda importante, pois contribui na condução do atendimento aos pacientes. “Na área da saúde, muitos desafios são enfrentados pelas equipes, tanto nas dinâmicas de atendimento a pacientes, quanto no relacionamento interpessoal entre os grupos de trabalho. Esses desafios foram acentuados pela pandemia, por isso é de extrema importância abordar uma comunicação mais assertiva com esses profissionais”, destaca Jaqueline.
A formação buscou desenvolver habilidades comunicativas essenciais na atuação profissional da área da saúde. “Um modo de expressão que priorize o fortalecimento de laços e a continuidade de bons relacionamentos com os colegas de trabalho e pacientes, oportuniza melhorias nos processos de atendimento, pelos quais os profissionais participantes são responsáveis nas unidades de saúde do município de Pato Branco”, conta.
A relação estabelecida entre o UNIDEP e o Município de Pato Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, é disciplinada pelo Comitê Gestor do COAPES (Contrato Organizativo de Ação Pública de Ensino-Saúde). A IES contribui, com recursos do curso de Medicina, na execução de obras de reforma, ampliação e para novas instalações da rede pública de saúde de Pato Branco.
Essa contrapartida do UNIDEP contempla, ainda, o pagamento de bolsas de residência médica, aquisição de equipamentos e mobiliários para unidades de saúde e oferta de capacitações aos servidores da Secretaria Municipal de Saúde.
------------
Matéria: Suelen Oldoni, acadêmica do 2º período do curso de Publicidade e Propaganda do UNIDEP
Revisão: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Fotos: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Contato: [email protected]