De 26 a 31 de julho, professores vivenciam a Semana de Desenvolvimento Docente. Oficinas, palestras e lançamento de livro são os destaques da programação, que conta também com momentos voltados ao planejamento dos cursos
26/7/2021
Compartilhe
A segunda-feira (26/07) foi marcada por um dia intenso de formação no Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP), com o início da Semana de Desenvolvimento Docente, que segue até sábado, dia 31. À tarde, houve uma capacitação sobre as disciplinas híbridas, com o Núcleo de Tecnologias Educacionais da Afya. A partir das 19h15, a Reitora, professora Ornella Bertuol Antunes, realizou a abertura oficial da programação. Em seguida, houve um bate-papo sobre o sistema de créditos, conduzido pela Pró-Reitora de Graduação, professora Carla Ruedell e pela coordenadora do Núcleo de Apoio Pedagógico e Experiência Docente (Naped), professora Elisa Denardi Tessaro. Logo após o intervalo, os colegiados se reuniram para um momento de planejamento e recepção dos novos docentes.
A Reitoria do UNIDEP, professora Ornella Bertuol Antunes, destacou a importância do novo semestre que inicia na próxima segunda-feira, 02 de agosto. “É muito bom poder recomeçar. Nesse início de semestre reacendemos a retomada das atividades presenciais de forma gradual, com a esperança de alcançarmos a totalidade na medida em que a vacinação avance. Aliás, no sábado, dia 31 de julho, completamos 21 anos de história. Temos muitos motivos para comemorar, especialmente por sermos uma Instituição consolidada pelo Ensino Superior que oferecemos. Ações de ensino, pesquisa e extensão nos permitem vivenciar histórias e promover transformações na realidade local e regional. Tudo isso, graças aos nossos alunos, professores e colaboradores. Sejam muito bem-vindos!”, enfatizou.
Falando sobre a programação da Semana, a coordenadora adjunta no Naped, professora Kelly Zavadski, enalteceu que ser docente envolve a capacidade de lapidar a adaptação e a habilidade de se renovar. “E para pensar a nossa docência em uma perspectiva inovadora é preciso buscar um novo sentido do que é ser professor do Ensino Superior, compreendendo esse sentido como o do profissional da docência: profissional que ousa, busca, estuda, compreende, media, se comunica e age em prol da qualificação e da experiência extraordinária de aprendizagem para seus alunos”, instigou.
Novas oportunidades
No UNIDEP, o sistema de créditos já está sendo implantado e passa a valer para todos os cursos de graduação no primeiro semestre de 2022, exceto Medicina. Com isso, alunos ingressantes passarão a se matricular em disciplinas, não mais em períodos, alcançando números de créditos a cada disciplina cursada. A Pró-Reitora de Graduação, professora Carla Ruedell, falou sobre a importância do papel do professor nesse processo, da atuação pedagógica dentro e fora de sala de aula, visando a implantação dessa nova cultura.
“Para construir a aula junto com o aluno e fazermos a diferença em sua trajetória acadêmica, precisamos de alinhamento em relação ao desenvolvimento de habilidades técnicas e sociais, especialmente as soft skills. Por isso, o professor deve incentivar o estudante, mostrando o caminho do sucesso pessoal e profissional, bem como a importância de trilhar a jornada da Educação Superior por meio do ensino por competências, contexto de aprendizagem ativa em que o aluno é protagonista, assim como ocorre no UNIDEP”, ressaltou.
A coordenadora do Naped, professora Elisa Denardi Tessaro, lembra que, no momento, o sistema de créditos está em vigência no curso de Educação Física. A partir da implementação integral do sistema de créditos, em cada semestre o aluno UNIDEP irá se matricular nas disciplinas que pretende cursar, disponíveis na oferta. A cada disciplina será atribuído um número de créditos.
“Esse modelo, ao ser inserido na matriz curricular, oportunizará que o acadêmico transite sobre módulos, períodos e disciplinas, podendo integralizar o seu curso e mobilizar a sua jornada com maior autonomia. Com isso, o estudante deverá exercer o seu protagonismo, postura que refletirá no reaprender a aprender, uma vez que será um novo momento, para o aluno e para os professores. Sabemos que a aprendizagem não é linear, portanto, precisamos nos preparar para o novo, recebendo as oportunidades trazidas por ele”, completou.
Programação
A Semana de Desenvolvimento Docente segue nesta terça-feira (27/07), com uma oficina de criatividade na educação, das 14h às 17h, ministrada pelas professoras Elisa Denardi Tessaro, Kelly Zavadski, Jozieli Cardenal e Juliane Varaschin. Às 19h15, a professora Janayna Tavares ministra a oficina “Design Thinking”. Na quarta e na quinta-feira (dias 28 e 29/07), os dias serão reservados para encontros de planejamento dos cursos.
Na sexta-feira (30/07), a programação inicia às 19h30, com a palestra “A aprendizagem significativa e a função docente”, com o professor Marcos Meier. Em seguida, às 21h, haverá o lançamento da primeira edição do livro “Constelações – Metodologias Ativas e Inovadoras: conceitos, contextos e práticas docentes no Ensino Superior”.
A programação encerra no sábado (31/07), às 08h30, quando acontece o segundo encontro do iDaí, uma parceria entre o UNIDEP e o Sebrae/PR com o tema “O docente mentor e o estímulo ao empreendedorismo e à inovação no Ensino Superior”.
------------
Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Fotos: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Contato: [email protected]