Iniciativa contemplou idosos da Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati) da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) – Campus Coronel Vivida
14/5/2024
Compartilhe
O Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) segue com a curricularização da extensão acadêmica. Entre as disciplinas ofertadas como Projeto de Extensão II está a “Atenção Integral ao Idoso”, ministrada pela professora Ma. Alcione Cappelin. As ações realizadas por alunos de diversos cursos direcionam-se a pessoas idosas, e buscam garantir qualidade de vida, associada à dignidade, liberdade e respeito na terceira idade.
Como resultado, os projetos estão contemplando pessoas idosas que residem tanto em Pato Branco, como também na região. “As ações possuem diferentes perspectivas, são educativas, esportivas, recreativas e/ou culturais, contemplando ainda os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Essas experiências são fundamentais para preparar os alunos aos desafios e demandas da sociedade contemporânea”, cita a professora Ma. Alcione Cappelin, que além de ministrar a disciplina, também coordena o Setor de Extensão do UNIDEP.
Entre os projetos desenvolvidos neste semestre está a elaboração do livro “Receitas afetivas: memórias e sentimentos que nutrem o coração”, com receitas culinárias de idosos que integram a Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati) da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) – Campus Coronel Vivida. A produção foi desenvolvida por acadêmicos dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Estética e Cosmética e Odontologia.
“Os idosos escreveram receitas afetivas, que remetem memórias de suas vidas. A partir disso, os alunos construíram um livro de receitas, que foi impresso e entregue a cada idoso no evento de lançamento da publicação, que contou com o patrocínio da Cresol. Assim como a Unati aqui de Pato Branco, a Unati de Coronel Vivida também conta com o apoio da Prefeitura do município”, conta Alcione.
A acadêmica do 3º período do curso de Odontologia, Eloísa Mattje, integra o grupo responsável pelo livro. Ela conta que, durante a elaboração da publicação, os idosos revisitaram lembranças da infância e rituais de preparação das receitas, além de reviverem o processo de plantar e colher os próprios alimentos. “Poder estar com eles e aprender com cada história foi muito proveitoso. O projeto modificou nossa percepção sobre os idosos, confirmando que, embora seja desafiadora, a extensão propicia uma interação única com a comunidade, em que contribuímos com a população e também somos transformados por ela”, menciona. Além de Eloísa, o grupo conta com os estudantes Ana Karoline Schiavini, Gabriela de Quadros Pizzatto, Lucas Gustavo Bertolazzi, Lucas Lotti Tonieto, Milena Mior Rodrigues e Tainá de Oliveira Boareto.
A pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão, Inovação e Internacionalização, professora Ma. Marielle Sandalovski Santos, participou do lançamento do livro e destaca que a iniciativa caracterizou-se por ser intergeracional, congregando estudantes do UNIDEP e idosos de Coronel Vivida. “O movimento extensionista requer o olhar para a realidade, para que possamos perceber necessidades e propor soluções. Dessa forma, contribuímos para a promoção de bem-estar e desenvolvimento regional, preparando os futuros egressos do UNIDEP para ampla inserção na sociedade, a qual demanda por trabalho multiprofissional e aplicação de competências comportamentais, relacionais e técnicas”, destaca.
Extensão que transforma
Ao todo, 45 acadêmicos integram a disciplina Projeto de Extensão II - “Atenção Integral ao Idoso”, estudantes dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Direito, Enfermagem, Estética e Cosmética, Odontologia e Psicologia. Neste semestre, estão sendo ofertadas 21 disciplinas de extensão no UNIDEP, em diversas áreas do conhecimento.
Em 2023, 34 disciplinas de extensão fossem ofertadas. Como resultado, o UNIDEP desenvolveu 240 projetos na comunidade, envolvendo 1.478 acadêmicos, 37 professores e impactando 11.245 pessoas.
------------
Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Fotos: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Contato: [email protected]