Notícias
Engenharia Civil

Projeto de TCC resulta em obras no estacionamento do Bloco N

Compartilhe

O Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) iniciou as obras de intervenção estrutural no estacionamento entre o Bloco N e as Clínicas de Saúde. O projeto resulta do trabalho de conclusão de curso com o título “Reservatórios de infiltração: desenvolvimento de sistema subsuperficial auxiliar na drenagem urbana”, de autoria das acadêmicas Milena Susko Fermiano dos Santos e Stefani Torma Battistin, do curso de Engenharia Civil. O estudo está em fase de elaboração e conta com orientação da professora Ma. Keli Starck e coorientação da egressa Djuliana Antonia Ribas, mestranda do Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil (PPGEC) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - Campus Pato Branco.

A intervenção consiste na implementação de um reservatório de infiltração de água no solo. O UNIDEP está investindo nos materiais do sistema de drenagem, como areia verde de fundição, manta geotêxtil, pedra brita e bambu, que possuem viabilidade técnica, econômica e ambiental, bem como nas horas-máquina necessárias para a execução da obra.

O projeto é uma solução assertiva e eficaz para as condições do local. Segundo a professora Keli, “a proposta do sistema de drenagem urbana traz um conceito de tratamento de águas pluviais, reduzindo o congestionamento da rede pública de drenagem. Inicialmente, previa-se a construção de um protótipo nas proximidades do Laboratório de Engenharia Civil. Entretanto, passou-se a focar na solução de um problema real: o acúmulo de água no estacionamento entre o bloco N e as Clínicas de Saúde”, destaca.

As ações evidenciam o potencial e a valorização dos trabalhos desenvolvidos pelos acadêmicos na Instituição. “A melhoria na infraestrutura do câmpus surge de ideias e intervenções acadêmicas que contribuem para o desenvolvimento das competências profissionais, instigando o interesse pela ciência aplicada e a busca por soluções para problemáticas regionais”, explica Keli.

As obras devem ser realizadas até o final de novembro, juntamente com a coleta de dados necessários para o trabalho de finalização do curso. Assim, as acadêmicas apresentarão o projeto com embasamentos teóricos e práticos, uma vez que ocorreu a aplicabilidade da pesquisa nas dependências da Instituição.

------------

Matéria: Suelen Oldoni, acadêmica do 2º período do curso de Publicidade e Propaganda do UNIDEP

Revisão: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR

Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Fotos: Lucas Calixto, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Contato: agencia@unidep.edu.br

 

Ver álbum completo