29/5/2020
Compartilhe
O Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) foi destaque no Projeto Visibilidade Integrador, uma inciativa da Direção Nacional de Ensino do Grupo Afya, que reconheceu docentes e coordenadores que trabalharam com a disciplina de Projeto Integrador em 2019. O projeto “Órteses, Próteses e Robótica”, realizado pelos professores Vanessa Tumelero e Diego Prezzotto Occhi, dos cursos de Fisioterapia e Análise e Desenvolvimento de Sistemas, ficou entre os três projetos selecionados, ao lado da Faculdade Santo Agostinho (FASA) - Montes Claros e do Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (ITPAC) - Porto Nacional, sendo um dos destaques entre os 23 projetos inscritos.
O projeto foi realizado no segundo semestre de 2019, no 6º período de Fisioterapia, na disciplina de Fisioterapia em Órteses e Próteses, e no 2º período de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, na disciplina de Robótica. No curso de Fisioterapia, a iniciativa é desenvolvida há mais de 5 anos, envolvendo conceitos e protótipos de dispositivos de assistência, voltados a indivíduos com os mais variados tipos de limitação.
“Este é o reconhecimento de um trabalho que vem sendo realizado há muito tempo e que está em processo de lapidação constante, o que, para nós, representa um combustível para o aprimoramento do projeto. A interação entre os cursos proporciona amplos avanços, pois, no campo da Fisioterapia, vivemos desafios reais, com o desenvolvimento de possíveis soluções, em que a união entre os cursos agrega know-how para operacionalizar tais conceitos de maneira viável e eficaz”, pontua o coordenador do curso de Fisioterapia, professor Me. Michel Baumer.
O coordenador do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Me. Justino Fontenelle Craveiro Neto, enaltece a prática integradora como uma maneira de desenvolver e estimular as soft skills, ou seja, as habilidades comportamentais dos acadêmicos, demonstrando, ainda, a relação interdisciplinar entre a área da saúde e a tecnologia. “Os alunos, a partir da provocação atribuída à inovação, foram instigados a trabalharem posturas de empoderamento, socialização, resolução de problemas, criatividade, entre outros”, destaca Justino.
A professora Vanessa Tumelero enfatiza a importância do reconhecimento. “Essa valorização é muito gratificante, pois nos motiva a ensinar e mostrar aos nossos alunos soluções inovadoras, das quais eles encontram, na prática, no seu dia a dia. Essa postura da Afya em reconhecer os projetos vai estimular, ainda mais, a realização de atividades interdisciplinares, incentivando os alunos para que, futuramente, possam desenvolver alternativas acessíveis, como foi o caso do nosso projeto, de órteses e próteses, voltado a beneficiar populações socioeconomicamente desfavorecidas”, salienta.
Para o professor Diego Prezotto Occhi, o reconhecimento reforça a importância da união entre cursos e disciplinas. “Isso abre vários horizontes para o acadêmico, pois ele pensa, desenvolve e socializa suas ideias, vivenciando a realidade que o espera fora da universidade. Na disciplina de Robótica, por exemplo, os nossos alunos aprendem os conceitos de cada componente, além de montá-los e programá-los. O que buscamos, sempre, é envolvê-los em desafios semelhantes aos que encontrarão no mercado de trabalho, oportunizando a aplicação de conhecimentos em desafios reais. O resultado confirma que estamos no caminho certo”, avalia.
O coordenador do Núcleo de Apoio Pedagógico e Experiência Docente (Naped) do UNIDEP, professor Me. Denny José Almeida, destaca que o incentivo à promoção de projetos integradores na Instituição acontece de forma sistemática e contínua. “Proporcionamos aos nossos docentes possibilidades de aprimoramento das suas ideias no que tange a âmbitos pedagógicos, didáticos e metodológicos. Nesse sentido, há o diálogo constante para que possamos analisar e potencializar as melhores estratégias dentro de cada projeto”, evidencia.
Reconhecimento Afya
A coordenadora Acadêmica do UNIDEP, professora Ma. Carla Maria Ruedell, explica que os 23 projetos inscritos totalizaram a participação de seis IES do Grupo Afya, que submeteram atividades de extrema relevância, tanto para os cursos, quanto para as Instituições, especialmente por se tratarem de ações que demandam parcerias constantes com a comunidade. De forma geral, os projetos abrangem áreas ligadas à tecnologia, meio ambiente, direitos humanos e sustentabilidade e, ainda, contemplam os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Objetivos Globais).
“Pela qualidade dos trabalhos apresentados e de acordo com a avaliação da Direção Nacional de Ensino, resolveu-se estender a premiação do primeiro lugar para os três projetos melhores classificados, dentre eles o do UNIDEP, o que nos deixa muito orgulhos e certos que, cada vez mais, estamos construindo conhecimento e oportunizando experiências de aprendizagem significativas, com potencial de transformarem a sociedade de forma positiva, incentivando também o protagonismo dos nossos alunos e professores”, completa Carla.
Os três projetos selecionados, foram:
Estudo Da Atividade Antimicrobiana de Plantas e Produção de Fitocosméticos
6º período Farmácia - FASA MOC
Docentes: Valéria Farias Andrade e Flávio Júnior Barbosa Figueiredo
Coordenador do Curso: Flávio Júnior Barbosa Figueiredo
Projeto Integrador em Órteses, Próteses e Robótica
6º período Fisioterapia e 2º período ADS - UNIDEP
Docentes: Vanessa Tumelero e Diego Prezzotto Otto
Coordenadores dos Cursos: Michel Henrique Baumer (Fisioterapia) e Justino Fontenelle Craveiro Neto (ADS)
Visita Aldeia Indígena Xerente - Tocantínea (TO)
1º período Enfermagem - ITPAC PORTO
Docentes: Karine Kummer e Albeliggia Vicentine
Coordenadora do Curso: Karine Kummer
A intenção do Grupo Afya é organizar um webinar com os três projetos, para apresentá-los à comunidade acadêmica. Todos os docentes que enviaram seus projetos serão certificados.
------------
Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Contato: agencia@unidep.edu.br