Turmas dos 2º e 6º períodos dos cursos de Psicologia e Engenharia de Software desenvolvem projeto integrador que valoriza a interdisciplinaridade
23/10/2020
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No dia 25 de setembro, os cursos de Psicologia e Engenharia de Software, do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP), promoveram uma aula integrada, objetivando uma troca de conhecimentos interdisciplinar. A aula envolveu as disciplinas de Projeto Integrador I, do 2º período de Psicologia, ministrada pela professora Ma. Francieli Dalla Costa, e Modelagem de Processos de Negócios, do 6º período de Engenharia de Software, ministrada pelo professor e coordenador do curso, Me. Justino Fontenelle Craveiro Neto. A atividade marcou o início de um projeto integrador envolvendo os dois cursos.
Visto que ambas as turmas estão desenvolvendo o Projeto Integrador, os professores encontraram, na aula integrada, a maneira de dar início aos trabalhos. “A aula foi uma troca de conhecimentos entre Engenharia e Psicologia, com estudos de oportunidades de novos negócios, além da apresentação e discussão das tecnologias e suas possibilidades de aplicação na Psicologia”, explicou Justino.
Segundo a professora Francieli, a área psicológica vem passando por transformações, o que torna fundamental a atualização e a inserção da tecnologia. “A Psicologia tem passado por mudanças, não só devido a pandemia, mesmo anteriormente, e se percebeu que o uso de tecnologias pode agregar muito em nossa prática profissional, de maneira a otimizar resultados, seja com o uso de realidade virtual para tratamento de fobias, seja no tratamento do Transtorno do Estresse Pós-traumático (TEPT), entre tantas outras situações”, destacou.
Francieli explicou, ainda, que as turmas planejam o desenvolvimento de um aplicativo, para facilitar a relação entre terapeuta e paciente, o que justifica a conversa entre as áreas de psicologia e tecnologia da informação e comunicação. “Nosso Projeto Integrador tem como objetivo, desenvolver um app para crianças na faixa etária de 5 a 9 anos, que envolve também outras disciplinas do 2° período, como Psicologia do Desenvolvimento, Neuroanatomia e Análise Experimental do Comportamento. Assim, os acadêmicos precisam pensar em como um app pode oportunizar o desenvolvimento de memória, atenção, coordenação motora e percepção, nessa faixa etária, a fim de auxiliar pais e educadores nesse processo de desenvolvimento da criança”, esclareceu.
Conforme a professora, a importância de momentos como esse é, além do conhecimento, poder formar profissionais empáticos e inclusivos. “Essa aula, foi um passo importante para a aproximação de duas áreas distintas, mas que podem, juntas, contribuir muito para a sociedade. Nesse sentido, essa aula oportunizou para os acadêmicos de Psicologia conhecer e entender um pouco mais o que é um app, seu desenvolvimento, quais ferramentas utilizar para que o projeto tenha sucesso”, elucidou.
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Matéria: Karen Del Sant, acadêmica do 4º período do curso de Publicidade e Propaganda do UNIDEP
Revisão: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Contato: agencia@unidep.edu.br