Notícias
Medicina

Projeto MedLibras desenvolve aplicativo para facilitar a comunicação entre profissionais de saúde e pacientes surdos

Compartilhe

O Projeto MedLibras UNIDEP, criado em 2021 pelo curso de Medicina do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP), segue obtendo novas conquistas. Além de oportunizar atendimento em saúde bilíngue à população surda de Pato Branco, a iniciativa está desenvolvendo um aplicativo voltado à comunicação entre profissionais de saúde e pacientes surdos. A proposta, incubada na pré-incubadora iDaí, da Pró-Reitoria de Pós-graduação, Pesquisa, Extensão, Inovação e Internacionalização (PROPPEXII), foi aprovada para participar do InovAtiva Brasil, um dos maiores programas de aceleração de startups do País.

De acordo com o coordenador do Núcleo de Inovação e Empreendedorismo, professor Douglas Henrique Batista, no processo de pré-incubação a proposta do app MedLibras recebeu mentorias, acompanhamento e conexões estratégicas. “Através da iDaí, o projeto teve acesso a programas de aceleração e editais de apoio a startups. A indicação ao InovAtiva foi fundamental, mostrando o papel estratégico da pré-incubadora em auxiliar projetos a trilharem um caminho de desenvolvimento sólido”, destaca.

Ao ser selecionado pelo InovAtiva Brasil, o MedLibras terá acesso a um ciclo de aceleração de quatro meses, oferecido gratuitamente pelo Governo Federal em parceria com o Sebrae. Durante esse período, a equipe terá mentorias com especialistas do Brasil e do exterior, além de visibilidade em eventos como o InovAtiva Day, onde poderá apresentar o projeto para investidores e potenciais parceiros. “O InovAtiva abre portas para que as startups ganhem visibilidade e acesso à rede de contatos do ecossistema de inovação nacional, algo essencial para impulsionar o crescimento,” ressalta Douglas.

O iDaí seguirá acompanhando o MedLibras nas próximas fases do InovAtiva, oferecendo mentorias e buscando novas oportunidades para o projeto. Segundo o professor Douglas, “a seleção do MedLibras no InovAtiva Brasil demonstra o potencial inovador dos alunos do UNIDEP e fortalece o ecossistema empreendedor da nossa região, trazendo impacto positivo tanto para o mercado quanto para a sociedade”, salienta.

A professora e intérprete de Libras, Ma. Luciana de Freitas Bica, coordenadora do MedLibras e da Liga Acadêmica de Libras e Cultura Surda (LALICS), lembra que o projeto foi uma iniciativa do Centro Acadêmico de Medicina XXV de Setembro e que, hoje, tem expandido suas ações.  “O app MedLibras nasce para superar as limitações dos aplicativos existentes, proporcionando maior segurança aos profissionais no manejo das interações com esses pacientes. Nosso objetivo é garantir que as informações de saúde sejam acessíveis a todos, respeitando as particularidades da comunidade surda”, afirma a professora.

A proposta aprovada no InovAtiva Brasil está sendo desenvolvida pelos professores Luciana de Freitas Bica e Yasser Jebahi, juntamente com a acadêmica de Medicina, Laura Zanetti.

Outras conquistas do MedLibras

Além do desenvolvimento do aplicativo, o MedLibras, reconhecido pela Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (Feneis-PR) e pela Federação Internacional de Associações de Estudantes de Medicina (IFMSA-Brazil), também foi finalista do Prêmio Educador Transformador, promovido pelo Sebrae, na categoria Ensino Superior em 2023.

Recentemente, a iniciativa lançou o livro “Guia Prático de Língua Brasileira de Sinais (Libras) para profissionais da saúde”. A obra versa sobre o acesso à saúde, destacando a importância de garantir que todos tenham a possibilidade de se comunicar e serem compreendidos. Para tanto, traz os principais sinais que podem ser usados em atendimentos médicos, bem como em anamneses, sensibilizando sobre a importância de se comunicar de forma inclusiva, promovendo a participação e a igualdade na sociedade.

------------

Matéria: Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Foto: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Contato: [email protected]

Ver álbum completo