Em sua pesquisa, Brenda Gabriela Favretto da Silva abordará a saúde mental como política de assistência estudantil na Educação Superior
22/1/2024
Compartilhe
A psicóloga do Núcleo de Experiência Discente (NED) e egressa do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP), Brenda Gabriela Favretto da Silva, foi aprovada no Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus Pato Branco. Sua proposta de estudo abordará a saúde mental como política de assistência estudantil na Educação Superior, e contempla a linha de pesquisa “Educação e Desenvolvimento”, sendo desenvolvida sob orientação da professora Dra. Giovanna Pezarico.
Brenda pontua que a temática parte da seguinte problemática de pesquisa: para além do acesso à Educação Superior, as políticas públicas estão garantindo oportunidades de permanência e conclusão na universidade para todos? “Acredito que as inquietações do cotidiano nos levam a querer pesquisar sobre uma temática. Na minha atuação no NED, percebo que a transição para a vida acadêmica pode ser um momento desafiador para muitos estudantes, interferindo diretamente na saúde mental”, avalia.
Ao viver a atuação em Psicologia no contexto do Ensino Superior, Brenda está voltando o olhar profissional e científico para o campo da Educação, o que reflete não somente a sua atuação no NED, mas também o incentivo que recebeu, ainda como acadêmica, no curso de Psicologia do UNIDEP. “Desde a graduação eu sonhava com o Mestrado. Após iniciar minha atuação na área da Educação, percebi o quanto esta formação iria me proporcionar em aprendizados e experiências, para aprimorar, cada vez mais, a minha caminhada profissional”, salienta.
Brenda cursou Psicologia pela Faculdade de Pato Branco (2016), hoje UNIDEP. Possui especialização em Neuropsicologia Educacional pela Universidade Positivo (2019) e especialização em Neuropsicopedagogia Clínica, Institucional e Hospitalar pelo Instituto Zayn (2022). No UNIDEP, ela também integra o Grupo de Estudos e Pesquisas em Metodologias Ativas da Aprendizagem (Gepmat) e o Grupo de Estudos em Desenvolvimento, Aprendizagem e Identidade Docente (Gedai).
------------
Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Foto: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Contato: [email protected]