Foram 12 trabalhos submetidos, 7 finalistas e 2 vencedores na etapa regional. No total,a Expocom Sul recebeu 468 trabalhos, de 35 universidades da região Sul do Brasil
26/7/2024
Compartilhe
O curso de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) recebeu dois prêmios regionais na Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom) do 23º Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul. Ao vencer a etapa regional, o UNIDEP é finalista nacional e estará no 47º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, que acontece nos dias 03 e 06 de setembro de 2024, na Universidade do Vale do Itajaí – Univali, em Balneário Camboriú/SC.
A Expocom Sul recebeu 468 trabalhos, de 35 universidades da região Sul do Brasil. O curso de Publicidade e Propaganda do UNIDEP submeteu 12 trabalhos; 7 foram finalistas e 2 venceram a etapa regional. A mobilização para a participação se deu por meio do Grupo de Estudos e Pesquisas em Comunicação, Cultura e Sociedade (Gepcom).
“Chegar à etapa nacional da Expocom, ao lado de tantas outras instituições, atesta o potencial dos trabalhos realizados por nossos alunos e professores, e confirma que estamos no caminho certo, oportunizando uma formação prática, humanista e que, além de experiências de mercado, também estimula a pesquisa e a iniciação científica”, salienta o coordenador do curso de Publicidade e Propaganda, Gelson Barbsosa.
Entre os finalistas nacionais está o trabalho “Inteligência artificial aplicada à comunicação”, resultado de um projeto interdisciplinar realizado no segundo semestre de 2023. De autoria os acadêmicos Alyson dos Santos, Ananda Nicolodi, Carla Rzeznik, Gabriela Cavalcante e Roberto Soares, o trabalho venceu a modalidade “Práticas experimentais em mídias digitais”, e contou com a orientação dos professores Eucleia Gonçalves dos Santos, Everton Lozápio, João Faccio, Jozieli Cardenal e Samuel Krutsch.
“Ser finalista nacional da Expocom com o nosso projeto interdisciplinar é uma conquista extraordinária. Esse projeto foi desafiador e complexo, ao mesmo tempo que ofereceu uma experiência surreal de contar a história da inteligência artificial usando recursos da própria IA. Sinto um grande orgulho do nosso grupo por essa conquista, pois nossa dedicação, esforço e criatividade foram recompensados”, frisa a acadêmica do 4º período de Publicidade e Propaganda, Carla Rzeznik.
A Revista Pupila, desenvolvida na disciplina de Projeto Experimental I, durante o primeiro semestre de 2023, fez parte do trabalho de conclusão de curso dos egressos Amanda Cristina Morais Coutinho, Beatriz Luany Monteiro, Guilherme Castanha e Leonardo Bohn Iber. Finalista nacional na categoria “Revista customizada”, o trabalho foi orientado pela professora Jozieli Cardenal.
“É emocionante trazer ainda mais visibilidade para a Revista Pupila, considerando a temática abordada e a causa social que o periódico representa: a inclusão e a acessibilidade de pessoas com deficiência visual. Nós, do grupo idealizador, sempre soubemos do seu potencial e relevância. Chegar à etapa nacional da Expocom coroa todo nosso esforço e dedicação em materializá-la”, destaca a egressa do curso de Publicidade e Propaganda, Beatriz Luany Monteiro.
O Intercom Sul
Promovido pela Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, o Intercom Sul configura-se como um dos principais congressos da área do país, bem como da América Latina. Além das edições regionais, há também o encontro nacional.
------------
Matéria: Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Foto: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Contato: agencia@unidep.edu.br