Curso de Publicidade e Propaganda do UNIDEP é conceito 5 no Enade e 4 no CPC, confirmando-se como um dos melhores cursos do Brasil e do Paraná
13/5/2024
Compartilhe
O curso de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) é o 7º melhor curso do Brasil e o 3º melhor do Paraná. É o que confirma o conceito 5 obtido no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e a nota 4 no Conceito Preliminar de Curso (CPC). Com 23 anos de história, o curso é responsável pela formação de aproximadamente 500 profissionais, sendo referência regional na área da Comunicação Social.
O Enade busca avaliar os cursos e as Instituições de Ensino Superior (IES) a partir do desempenho dos estudantes em relação aos conhecimentos adquiridos durante o processo formativo da graduação. Já o CPC indica a qualidade do curso atribuída pelo MEC, considerando a média entre os principais conceitos, incluindo infraestrutura, corpo docente, aprendizagem e currículo dos estudantes. Ambas avaliações são realizadas pelo Ministério da Educação (MEC) e possuem uma média que vai de 1 a 5, em que este último representa excelência em Educação Superior.
Entre os diferenciais do curso estão o corpo docente, a infraestrutura e a alta taxa de empregabilidade dos estudantes. “Somos reconhecidos pelo mercado como uma Instituição que forma talentos e profissionais preparados para atuarem nas mais diferentes frentes da Comunicação. A grande maioria dos nossos egressos atua como empreendedores ou em empresas de renome no mercado publicitário, com abrangência nacional e internacional. Atualmente, 95% dos nossos acadêmicos, a partir do 1°período, estão em atividades de estágio e alguns já efetivados. Isso demostra o excelente trabalho dos nossos professores e a infraestrutura que dispomos”, avalia o coordenador do curso de Publicidade e Propaganda, professor Gelson Grando Barbosa.
Para Gelson, a construção do bom desempenho no Enade reflete o empenho e dedicação dos alunos e professores. “A nossa fortaleza são as pessoas. Nosso corpo docente é formado por profissionais com experiências em diversos segmentos da Publicidade e da Comunicação, com titulação acadêmica e vasta vivência de mercado. Soma-se a isso uma infraestrutura modelo, com laboratórios modernos e alinhados às demandas do mercado”, completa. O conceito no Enade e no CPC referem-se à avaliação realizada em 2022.
Ranking Enade: cursos de Publicidade e Propaganda no Brasil
1º lugar: UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul
2º lugar: UFPR - Universidade Federal do Paraná
3º lugar: FAG - Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz
4º lugar: UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais
5º lugar: FAT - Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana
6º lugar: UVA - Universidade Veiga de Almeida
7º lugar: UNIDEP - Centro Universitário de Pato Branco
8º lugar: ESPM-Poa - Escola Superior de Propaganda e Marketing (Porto Alegre)
9º lugar: FADMINAS - Faculdade Adventista de Minas Gerais
------------
Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Fotos: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Contato: agencia@unidep.edu.br