Notícias
Publicidade e Propaganda

Publicidade e Propaganda lança seu primeiro livro, o Semio

Compartilhe

Na noite desta segunda-feira (27/02), o curso de Comunicação Social – Habilitação em Publicidade e Propaganda, do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP), realizou o lançamento do primeiro livro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Comunicação, Cultura e Sociedade (GEPCOM). A obra, intitulada “Semio”, traz como temática da primeira edição “Comunicação, cultura e sociedade: inter-relações simbólicas”. Na ocasião, também aconteceu uma sessão de banners com a socialização dos artigos que compõem o e-book, que podem ser conferidos aqui.

Organizado pela professora Ma. Jozieli Cardenal e pelas egressas do curso de Publicidade e Propaganda, Alana Cristina de Grandis Oliveira, Caroline Vieira Neves e Natalia Festinalli, a obra conta com textos de autoria, ainda, dos alunos do 7º período do curso: Amanda Coutinho, Beatriz Monteiro, Jennifer Ribeiro Venzon, João Vitor Franceschetto, Lucas Piva Calixto, Maria Joana Chiodelli, Thais Cristina Wagner e Wilian da Silva Alexandre.

O livro contou com a revisão ortográfica do professor Me. João Faccio. A identidade visual e conceito da obra é assinada pelo designer da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP, Gabriel Cassol, egresso do curso de Publicidade e Propaganda. “Nos seis capítulos que compõem a obra, reunimos conceitos e categorias que hoje nos movem enquanto Grupo: gênero, análise do discurso, semiótica e crítica genética. Além disso, as páginas do Semio também revelam estudos sobre mediações comunicacionais que compõem o tecido social de Pato Branco”, conta a professora Jozieli.

Ela lembra que o GEPCOM iniciou suas atividades em fevereiro de 2020 e hoje também recebe alunos de outros cursos da Instituição, promovendo estudos que contemplam a realidade local. “Acreditamos que as localidades que nos constituem merecem ser objetos de estudo. A partir desse regresso e mirada para a nossa cidade e região, aprendemos que a iniciação científica, quando zelosa e curiosa, edifica a contribuição da Comunicação Social para a preservação da história, da memória e, sobretudo, atua na compreensão da reconfiguração dos mais variados espaços de enunciação”, frisa.

A pró-reitora de Pós-graduação, Pesquisa, Extensão, Inovação e Internacionalização, professora Marielle Sandalovski Santos, assina o prefácio do Semio e compartilhou seu olhar sobre a obra. “Para nós, professores, ver nossos alunos e colegas indo cada vez mais longe é motivo de orgulho. Isso faz com que a nossa missão persista, e que sigamos aprendendo uns com os outros. Aqui, temos o exemplo de pessoas que acreditam na pesquisa e, mais do que isso, que a concretizam, a partir de Grupos de Estudo e Pesquisa, de projetos de iniciação científica e também na sistematização de conhecimentos e de sua socialização”, enfatizou.

A reitora do UNIDEP, professora Ornella Bertuol, destacou que o GEPCOM mobiliza temas essenciais para a comunidade, inter-relacionando cultura, comunicação e sociedade. “Sentimos muita emoção e orgulho ao vermos nossos alunos, egressos e professores unidos em prol da pesquisa. O lançamento do Semio traduz o amadurecimento do UNIDEP, enquanto Centro Universitário, que hoje segue materializando a construção do saber com publicações próprias. Com isso, transformamos a realidade local a partir da partilha de conhecimentos. Soma-se a isso o fato de que há muito amor no curso de Publicidade e Propaganda e uma vontade enorme em fazer pesquisa e iniciação científica”, ressaltou.

Para o coordenador do curso de Publicidade e Propaganda, Gelson Barbosa, a concretização do Semio é um momento especial. “O GEPCOM promove a integração entre alunos e egressos, o que demonstra o papel do Ensino Superior, motivando e estimulando a trajetória profissional e também acadêmica, especialmente no campo da pesquisa social em comunicação. A primeira publicação do curso, no formato de livro, nos fortalece e instiga a seguirmos produzindo cada vez mais conhecimento”, completou.

A primeira edição do Semio pode ser acessada aqui.

------------
Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Fotos: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Contato: agencia@unidep.edu.br

Ver álbum completo