Propostas foram apresentadas à Pró-Reitoria de Pós-graduação, Pesquisa, Extensão, Inovação e Internacionalização
5/4/2022
Compartilhe
Na última segunda-feira (04/04), a pró-reitora de Pós-graduação, Pesquisa, Extensão, Inovação e Internacionalização do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP), professora Ma. Marielle Sandalovski Santos, participou das bancas de socialização e validação dos projetos de ensino e extensão propostos pelos acadêmicos do 7º período do curso de Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e Propaganda, por meio da disciplina de Projeto Experimental II, ministrada pelos professores Me. João Faccio e Ma. Jozieli Cardenal. As ações serão realizadas nos meses de abril e maio, e contemplam diferentes públicos e áreas da sociedade, como: ONGs, terceira idade, mulheres haitianas, educomunicação, doação de sangue e oficinas educacionais.
“Foi encantador participar do momento de socialização de projetos de ensino e extensão construídos pelos formandos de Publicidade e Propaganda do UNIDEP. Todos os projetos, sem exceção, têm potencial extensionistas e de responsabilidade social. Ficamos na expectativa por conhecer os resultados, os quais, acreditamos, serão exitosos, uma vez que as propostas partem de demandas da comunidade ou de oportunidades de melhoria, soma e parcerias. Também, porque contemplam diferentes componentes curriculares, somados ao embasamento científico, às vivências práticas e ao olhar sensível e atento frente à realidade”, avalia a professora Marielle.
A acadêmica Mariana Moreira Schimit conta como está sendo a experiência de propor e executar um projeto de extensão, somado ainda à produção de materiais midiáticos. “Poder entregar algo concreto para sanar uma dor da sociedade é motivador. Tudo isso está sendo pensado e executado por meio da Comunicação Social, o que torna o projeto ainda mais especial, já que estamos nos encaminhando para o final da graduação. O nosso projeto trata sobre a invisibilidade da mulher haitiana no âmbito profissional de Pato Branco. Percebemos a necessidade de explanar esse tema pensando na dificuldade que as imigrantes encontram em um país totalmente diferente”, destaca.
Mariana reforça a importância do projeto proposto pelo seu grupo. “Acolhimento e inclusão são necessários na recepção dessas pessoas, porém, muitas vezes nos deparamos com situações contrárias. O nosso projeto pretende auxiliar essas mulheres, munindo-as de conhecimentos, contribuindo no desenvolvimento profissional, juntamente com parceiros da educação e da municipalidade, e promovendo oportunidades de emprego. Tenho certeza que essa ação será grandiosa e transformadora. A presença da professora Marielle contribuiu com novas ideias e melhorias que, com certeza, farão a diferença”, ressalta.
No caso do acadêmico Luan Santos, o seu grupo está propondo o VOAong, um projeto voltado a dar visibilidade a Organizações não Governamentais (ONGs) de Francisco Beltrão. “A prática da extensão tem nos proporcionado crescimento profissional e pessoal, de modo que estamos vivenciando conteúdos relacionados à nossa jornada no curso de Comunicação Social, tudo isso aliado a ações práticas junto à comunidade. Está sendo muito gratificante para nós, enquanto grupo, podermos atender e ajudar essas pessoas com aquilo que sabemos. Essa, com certeza, está sendo uma experiência fantástica”, pontua.
A ideia partiu da experiência vivida no semestre passado, na disciplina de Projeto Experimental I, quando o grupo de Luan desenvolveu um documentário e um artigo científico. “Atuamos junto à uma ONG voltada ao acolhimento de pessoas com câncer, que tinha muitas dificuldades para promover eventos, captar voluntários e recursos financeiros. Agora, a partir de um portal on-line e de ações segmentadas, queremos ajudar no desenvolvimento de entidades assistenciais. Apresentar o nosso projeto à professora Marielle e ouvir dela que nossa proposta é instigante, só fez aumentar nossa vontade de fazer acontecer e colocar a mão na massa”, completa Luan.
------------
Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Fotos: Jonatas Caldato, Laboratório de Comunicação do UNIDEP
Contato: [email protected]