Na disciplina de Projeto Experimental I, estudantes do 7º período produziram documentários, revistas e fanzine
22/6/2023
Compartilhe
Nesta quarta-feira (21/06), o 7º período do curso de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) realizou a Sarau – I Mostra de Trabalhos Finais da Disciplina de Projeto Experimental. Na ocasião, foram lançados dois documentários, três revistas e uma fanzine. As produções acadêmicas apresentaram a relação da Comunicação Social com temas como autismo, burnout, cyberbullying, deficiência visual, pobreza menstrual e protagonismo na terceira idade. O momento reuniu acadêmicos, egressos, familiares e colaboradores que participaram dos projetos.
Entre os convidados presentes, esteve o vereador e professor Rafael Celestrin, que participou da primeira edição da Revista Pupila – projeto que aborda experiências de consumo vividas por pessoas com deficiência visual. “Temos aqui um trabalho maravilhoso, pois debateu a falta de acessibilidade para pessoas com deficiência visual. Esse tipo de reflexão faz toda diferença e contribui para que pautas como esta sejam efetivadas pela população, bem como venham a fortalecer políticas públicas em nosso município”, destacou.
O coordenador do curso de Publicidade e Propaganda, professor Gelson Grando Barbosa, salientou a contribuição social dos projetos e produtos desenvolvidos na disciplina de Projeto Experimental I, neste semestre ministrada pela professora Jozieli Cardenal. “É uma grande alegria vivenciar a construção desses trabalhos, que são motivo de orgulho e evidenciam o nosso compromisso com a responsabilidade social. Dessa forma, demonstramos como a Comunicação, a partir de seu caráter interdisciplinar, pode e deve contribuir com a sociedade”, ressaltou.
A pró-reitora de Graduação, professora Carla Maria Ruedell, evidenciou a atuação do UNIDEP a partir da relação entre ensino, pesquisa e comunidade. “A atuação dos nossos alunos junto à comunidade potencializa a educação enquanto instrumento para a transformação social. Além de humanizar a formação, essa partilha e construção de conhecimentos fomentam a indissociabilidade entre pesquisa e extensão”, pontuou.
Para a acadêmica Camila Müller, que participou da elaboração da segunda edição da Revista Dizz, com o tema pobreza menstrual, realizar o Projeto Experimental I foi uma experiência emocionante e gratificante. “Durante o desenvolvimento do projeto, enfrentamos desafios e obstáculos, mas também tivemos a oportunidade de exercitar nossa criatividade, colocar em prática os conhecimentos adquiridos ao longo do curso e explorar novas ideias. Essa vivência foi fundamental para minha formação enquanto publicitária e comunicadora, pois me proporcionou a oportunidade de aplicar os conceitos teóricos em um contexto prático”, disse.
O acadêmico José Bertoldo e seu grupo criaram a Revista Unati, abordando o protagonismo e histórias de vida de idosos que fazem parte do programa Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati), realizado pelo UNIDEP e Prefeitura de Pato Branco há 21 anos. “Além do dever cumprido e o sentimento de realização, o contato com os idosos foi de uma riqueza gigantesca. Me sinto honrado em poder participar desse momento de suas vidas, por ter tido a oportunidade de ouvi-los e conhecer suas histórias. Muito além da produção técnica, o maior ensinamento foi o aprendizado e a paixão pela saída a campo”, contou.
Entre os projetos desenvolvidos, a Revista Pupila sensibilizou os acadêmicos idealizadores ao problematizar a ausência de inclusão e acessibilidade na prática publicitária, como relatou a acadêmica Beatriz Monteiro. “Desenvolvemos um produto maravilhoso, com apoio de uma equipe incrível, que abraçou o projeto conosco. A partir dessa vivência, pude ver como a profissão de comunicadora social pode, de fato, mudar a realidade de alguém, assim como eu esperava quando entrei na faculdade. Acredito que além de contribuir para minha formação como profissional, tudo que vivi dentro dessa disciplina me fez melhorar como ser humano”, concluiu.
Cada projeto desenvolvido na disciplina de Projeto Experimental I contou com a elaboração de um artigo científico, concretizando, assim, além do caráter extensionista, o fomento à iniciação científica atrelada ao ensino.
Os projetos desenvolvidos e lançados, foram:
Revista UNATI
Iniciação científica: O Protagonismo na Terceira Idade A Partir de Histórias de Vida e da (Re)construção dos Arquétipos no Imaginário Social
Acadêmicos: Jennifer Venzon, José Bertoldo, Vitória Wartha e Wilian Alexandre.
Documentário “Cyberbullying: o lado obscuro das redes”
Iniciação científica: As Redes Digitais de Comunicação na Disseminação do Cyberbullying: Violências Simbólicas na Cibercultura
Acadêmicos: Bruno Molina Melati, João Vitor Franceschetto, Leonardo Cristiano e Pedro Leonel Santin de Arruda.
Documentário “Fiery: uma jornada sobre o Burnout”
Iniciação científica: Comunicação e Esgotamento Em Ambiente Acadêmico: O Papel do Comunicador Social no Combate à Síndrome de Burnout
Acadêmicos: Ana Eduarda da Silva, Isabela Pizone, Matheus Veigas, Natália Dario e Samuel Ruzza.
Revista Pupila, 1ª Edição
Iniciação científica: Os Desafios de Pessoas Com Deficiência Visual no Consumo de Conteúdos Publicitários
Acadêmicos: Amanda Coutinho, Beatriz Monteiro, Guilherme Castanha e Leonardo Iber.
Revista Dizz, 2ª Edição
Iniciação científica: Pobreza Menstrual e a Construção do Imaginário Social Pela Mídia
Acadêmicos: Camila Müller, Lucas Calixto, Maria Chiodelli, Sabrina Dalsasso e Thaís Wagner.
Zine Atípica, 1ª Edição
Iniciação científica: A Contribuição dos Animais na Inclusão de Pessoas Com Transtorno de Espectro Autista: Um Olhar A Partir da Imprensa Alternativa e da Comunicação Alternativa Ampliada
Acadêmicos: Maria Carolina Able Pereira e Ricardo Saulo da Silva.
------------
Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Fotos: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Contato: [email protected]