Notícias
Reitoria

Reitoria e coordenadores de cursos recebem Borges da Silveira, um dos fundadores da Faculdade de Pato Branco

Compartilhe

Na tarde desta sexta-feira, dia 22, o Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) recebeu Luiz Carlos Borges da Silveira, médico, ex-deputado Federal e ex-ministro da Saúde que, ao lado de Clóvis Santo Padoan e João Carlos Ribeiro Pedroso, foi um dos fundadores da Faculdade de Pato Branco (FADEP) no início dos anos 2000. Na visita ao UNIDEP, Borges da Silveira, juntamente com a esposa Maria Inês e da filha Valéria, conheceram as principais conquistas da Instituição nesses 24 anos de história e também visitaram o Centro Integrado de Saúde da IES. O médico Fabio Gava acompanhou a comitiva.

“Orgulho-me por ter participado da vida pública e política de Pato Branco, que consolidou-se enquanto um centro de educação, saúde e tecnologia. A tendência é que o município desenvolva-se cada vez mais, movimento em que a FADEP, hoje UNIDEP, assume seu lugar de protagonismo, juntamente com seus alunos, professores e egressos. Fico feliz ao ver a participação expressiva do UNIDEP na sociedade”, destacou Borges da Silveira, que hoje reside em Curitiba.

A reitora do UNIDEP, professora Ornella Bertuol, enalteceu a importância de receber Borges da Silveira no momento em que a Instituição prepara-se para celebrar 25 anos.  “Não queremos perder a identidade e nossas raízes com Pato Branco e região. A história de idealização e concretização da então Faculdade de Pato Branco traduz o desenvolvimento local e regional em diferentes áreas. Hoje temos mais de 8 mil egressos e muito orgulho da jornada que nos edificou como Centro Universitário de Pato Branco”, enalteceu.

Borges da Silveira está prestes a completar 60 anos de formação em Medicina pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Chegou ao Sudoeste do Paraná em meados de 1965, onde, como servidor público concursado, atuou para fortalecer os atendimentos em saúde no interior do Estado. Em Pato Branco, foi um dos fundadores do Hospital Policlínica e vice-prefeito na gestão de Roberto Zamberlan (1977-1983). Como Ministro da Saúde (1987-1989) lançou a campanha do Zé Gotinha, além de incentivar a redução do consumo do cigarro, o controle e criação da rede de hemocentros, entre outros.

De FADEP a UNIDEP

A Associação Patobranquense de Ensino Superior foi criada em 16 de setembro de 1999, como mantenedora da Faculdade de Pato Branco (FADEP). Em 2018, foi adquirida pela NRE Educacional, o maior grupo de ensino na área médica do Brasil. A partir de então, a mantenedora da Instituição passou a Faculdade Educacional de Pato Branco. Em 2019, com a união da NRE Educacional com a Medcel, empresa líder em cursos preparatórios para residência médica, especializações e atualizações, nasce a Afya, o maior hub de educação e soluções digitais em saúde do Brasil. Também em 2019, a IES tornou-se Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP), avaliada com conceito 5 no processo de credenciamento realizado pelo Ministério da Educação (MEC) – nota máxima e de excelência educacional atribuída pelo Governo Federal.

------------

Matéria: Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Fotos: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Contato: [email protected]

Ver álbum completo