Nesta quarta-feira, dia 07, a Reitoria do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) reuniu os acadêmicos voluntários do Estrelar – Cursinho Voluntário e Solidário. As aulas iniciam em 20 de agosto e seguem até 31 de outubro, e acontecerão nas terças, quartas e quintas-feiras, das 19h30 às 22h30, no UNIDEP. Esta primeira edição oferta 38 vagas para estudantes da Rede Pública de Ensino de Pato Branco e conta com a parceria da Maestro Educação, que forneceu o acesso à sua plataforma de ensino.
São cerca de 15 acadêmicos do UNIDEP voluntários do Estrelar, estudantes dos cursos de Medicina, Enfermagem, Psicologia e Publicidade e Propaganda. Os acadêmicos serão responsáveis pelas aulas, que versarão por conteúdos e resolução de questões nas disciplinas de Biologia, Física, Matemática, Química e Redação. Para isso, terão apoio e supervisão de docentes da IES, bem como momentos formativos com o Núcleo de Apoio Pedagógico e Experiência Docente (Naped).
O acadêmico do 7º período de Medicina, Brian dos Reis, sempre estudou em escola pública e hoje, no UNIDEP, é bolsista do Programa Universidade Para Todos (ProUni). “Pela minha trajetória, sei como as aulas de um cursinho pré-vestibular tornam-se um verdadeiro divisor de águas para aprovação em uma universidade. Por isso, acredito que o Estrelar é uma oportunidade única de fazer a diferença na vida desses estudantes”, diz Brian, que tem formação técnica em Química e, por isso, optou por ministrar essa disciplina.
O acadêmico do 10º período do curso de Medicina, Tiago Arnecke Pereira, atuará nas disciplinas de Redação e Biologia. “Aceitei essa missão com objetivo de auxiliar estudantes do Ensino Médio, compartilhando as experiências que tive e também o conhecimento que adquiri nesse processo. Redação é uma disciplina que pode contribuir imensamente para as aprovações, e a Biologia, por sua vez, é uma disciplina que sempre tive afinidade”, conta.
A acadêmica do 6º período de Publicidade e Propaganda, Camile Simon Dutra, atuará na disciplina de Redação. “A palavra 'professora' sempre me inspirou. Atuar em um projeto tão lindo será uma grande oportunidade para minha formação como aluna e ser humano. Trabalhar com sonhos pode ser desafiador, mas também é um lugar de grande satisfação. Já estive do outro lado, e saber que posso fazer a diferença no sonho de alguém, assim como muitos professores fizeram na minha vida, me deixa realizada”, frisa.
A reitora do UNIDEP, professora Ornella Bertuol, destaca que o Estrelar traduz o compromisso do UNIDEP com a formação crítica e cidadã, uma vez que insere os acadêmicos em experiências extensionistas de monitoria e práticas de docência. “São acadêmicos que, até bem pouco tempo atrás, também estavam nesse lugar, preparando-se para o Enem, vestibulares e, hoje, têm a oportunidade de transformar outras vidas, pelo exemplo e pela inspiração. Estamos formando cidadãos, mobilizando o olhar empático e humanizado em relação as necessidades e realidades dos estudantes do Ensino Médio que farão parte da primeira turma do projeto”, destaca.
------------
Matéria: Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Fotos: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Contato: agencia@unidep.edu.br