Notícias
Medicina

Residências médicas formam novos especialistas e fortalecem a saúde regional

Compartilhe

Com cerca de 92 mil habitantes, Pato Branco destaca-se como polo regional de saúde, sendo referência em média e alta complexidade – cenário que ganha força com os oito programas de residência médica existentes no município. Recentemente, três cerimônias de formatura consolidaram o encerramento de mais um ciclo na Residência Médica de hospitais e da Secretaria Municipal de Saúde, formando dez médicos nas especialidades de Cirurgia Geral, Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia, Medicina de Família e Comunidade, Ortopedia e Traumatologia e Pediatria.

No dia 14 de fevereiro, o Hospital Filantrópico Policlínica celebrou a conclusão de sete novos especialistas e comemorou os dez anos do Programa de Residência Médica do HFP. Formaram-se, na ocasião: Anna Flávia Rodrigues Mota e Tatiana Jaqueline Ceolato Pelisson, em Cirurgia Geral; Edmund Bergson Sabka e Eduardo Antonio Paludo, em Clínica Médica; Vinicius Demetrio, em Ortopedia e Traumatologia; e Fabiana Soledade de Oliveira e Rufino Jurandir Ribeiro Neto, em Pediatria.

Já no dia 21 de fevereiro, foi a vez do Instituto de Saúde São Lucas de Pato Branco realizar sua solenidade de formatura, consolidando a trajetória de duas médicas na área de Ginecologia e Obstetrícia: Graziela Zanco Vilela e Nataly Veríssimo Campos. Por fim, no dia 28 de fevereiro, a Secretaria Municipal de Saúde de Pato Branco promoveu a formatura da primeira turma da Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade, formando a doutora Néria Staut de Carvalho Savaris.

Residência médica em Pato Branco: formação qualificada e humanizada  

Atualmente, Pato Branco conta com programas de residência médica nas áreas de Anestesiologia, Cardiologia, Cirurgia Geral, Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia, Ortopedia e Traumatologia e Pediatria, ofertados pelo Hospital Filantrópico Policlínica e pelo Hospital São Lucas. Já a residência em Medicina de Família e Comunidade é promovida pela Secretaria Municipal de Saúde.

Regulamentados pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Comissão Nacional de Residência Médica, os programas garantem aprendizado prático e aprofundado, proporcionando aos médicos residentes o contato direto com pacientes e desafios clínicos reais, sob a supervisão de profissionais experientes.  

“Esse cenário proporciona uma formação médica completa e integral aos estudantes do curso de Medicina do UNIDEP, que contam com infraestrutura de excelência e programas de residência médica em diferentes especialidades, agregando ainda mais valor à sua trajetória acadêmica e profissional. Também estimula a fixação de novos profissionais em Pato Branco e região”, destaca o coordenador do curso de Medicina, professor e médico geriatra Vilson Geraldo de Campos.  

Apoio do UNIDEP

O UNIDEP promove ações de fomento à saúde pública, integrando as Comissões de Residência Médica (Coremes) e ofertando apoio pedagógico aos programas de residência. Somam-se a isso os recursos repassados pelo curso de Medicina ao sistema local de saúde, via contrapartida do Programa Mais Médicos e Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde (Coapes).

“Com isso, o UNIDEP reafirma seu compromisso com a formação médica de excelência, capacitando profissionais para atuar com qualificação, ética e responsabilidade social, em benefício da saúde regional”, completa a reitora do UNIDEP, professora Ornella Bertuol.

------------

Matéria: Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Supervisão: Profa. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Fotos: Assessorias de imprensa dos hospitais Policlínica, São Lucas e Prefeitura de Pato Branco
Contato: [email protected]

Ver álbum completo