Notícias
UNIDEP

RP na FADEP: Publicidade e Propaganda atende cursos e setores com práticas de comunicação

Compartilhe

A primeira edição do “RP na FADEP” promoveu uma nova conexão entre o curso de Publicidade e Propaganda da FADEP e as demais áreas da Instituição, por meio de um projeto intercursos. Nesse sentido, o momento de socialização surgiu para que os acadêmicos pudessem apresentar os materiais produzidos e idealizados para os setores da CPA e Padis, bem como para os cursos de Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica e Nutrição



No decorrer do segundo semestre de 2019, o 4º período do curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade de Pato Branco (FADEP), na disciplina de Relações Públicas, desenvolveu um projeto intercursos, o RP na FADEP. Para socializar as ações, a turma promoveu o evento de socialização, realizado no dia 05 de novembro, no intuito de apresentar as demandas de comunicação interna e externa atendidas pelos alunos, destinadas a diversos setores e cursos da Instituição.

O evento contou com a presença da Direção, coordenadores dos cursos e setores atendidos, além de acadêmicos do curso de Publicidade e Propaganda e demais convidados. Assim como as demandas apresentadas, o evento também foi organizado e projetado pelos acadêmicos. Foram atendidos, pelo projeto, os cursos de Direito, Educação Física, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Enfermagem, Nutrição, Comissão Própria de Avaliação (CPA) e Programa de Atendimento ao Discente (Padis).

No decorrer do projeto, os alunos criaram conteúdos para redes sociais, identidade visual para setores e projetos, além de produzirem materiais audiovisuais, conjunto de ações apresentadas na ocasião. “A atividade de Relações Públicas é voltada a contextos institucionais e visa atender demandas comunicacionais de ordem interna e externa, configurando-se enquanto uma área da Comunicação Social que atua em sinergia com a Publicidade e Propaganda, objetivando humanizar, engajar e motivar seus públicos, evidenciando os valores que definem a postura organizacional de uma empresa. Nesse projeto, os nossos alunos foram protagonistas do processo de ensino-aprendizagem”, avaliou a professora da disciplina de Relações Públicas, Ma. Jozieli Cardenal.

A coordenadora do Programa de Atendimento ao Discente (Padis), Jaqueline Bernardi Ferreira, destacou a relevância do projeto. “Um dos papéis do Padis é estimular o protagonismo dos alunos e, esse projeto, é mais um exemplo dessa postura, que é institucional. Os alunos foram recebidos com a proposta de melhorar a imagem do setor junto aos acadêmicos, o que tem colaborado para nos aproximar dos alunos, tanto com o material para as redes sociais, quanto com a criação do nosso mascote, o Padito”, disse.

Para o coordenador do curso de Publicidade e Propaganda da FADEP, professor Me. Claudio Müller, o projeto e a realização do evento oportunizaram experiências acadêmicas que, futuramente, representarão um diferencial competitivo para a formação dos alunos. “O papel dos alunos nesse projeto foi fundamental para que possam exercitar e vivenciar o que um profissional de RP desempenha em contextos institucionais e organizacionais. Atuar nesse ramo é uma demanda do mercado de trabalho, pois dá visibilidade e fortalece vínculos em instituições e empresas, o que confirma a natureza interdisciplinar da Comunicação”, frisou Claudio.

A diretora Acadêmica da FADEP, professora Ornella Bertuol, enfatizou que o desenvolvimento institucional deve contar com a participação direta de alunos, professores e colaboradores, condição oportunizada pelo RP na FADEP. “A FADEP sente-se orgulhosa pela qualidade da formação dos nossos futuros publicitários, que terão uma visão holística, integrada e interdisciplinar, o que é um dos principais quesitos, hoje, para o sucesso profissional. Também estamos gratos pelas contribuições que este projeto trouxe para os nossos setores e cursos”, destacou. 

A acadêmica Stacy Naomi Onomichi, avaliou a participação na iniciativa: “participar desse projeto foi muito interessante, um desafio muito grande, porque além de desenvolver as ações de comunicação, atender os cursos e setores, nós também organizamos o evento de socialização. Conseguimos aprender muito, tivemos uma conexão grande com outros cursos e, assim, confirmamos a importância da Comunicação Social para uma instituição. Foi uma experiência engrandecedora”, contou.

Para o acadêmico Thiago Rossoni, a vivência trouxe aprendizados significativos. “Foi uma experiência muito produtiva, aprendemos na prática os processos e problemáticas na organização de um evento, além de acumular vivências positivas a partir do momento em que nos propusemos a atender outros cursos e setores. Tivemos que lidar com problemas e processos reais, por isso, a turma como um todo está de parabéns, pois cumprimos todos os objetivos para a atividade”, enfatizou.

Demandas atendidas

Para os setores do Padis e da CPA, existia a demanda de aproximar os acadêmicos às práticas dos setores.            Já para os cursos atendidos, cada um apresentou uma demanda específica: o curso de Direito, buscou fortalecer vínculos com seus acadêmicos; Educação Física, promover a percepção sobre os profissionais, além de uma nova identidade para a semana acadêmica; o curso de Enfermagem, solicitou peças para o projeto integrador do 6º período; Engenharia Civil e Engenharia Elétrica, movimentaram suas redes sociais; Nutrição, buscou criar uma nova identidade e divulgação para seu ambulatório.

------------

Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR

Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação da FADEP

Entrevistas: Amanda Nascimento Vaz e Jonathan Teles, acadêmicos de Publicidade e Propaganda

Texto de apoio:  Mateus Mazzetti, acadêmico de Publicidade e Propaganda

Fotos: Felipe Frandaloso e Luan Gobatto Possamai, acadêmicos de Publicidade e Propaganda. 



Ver álbum completo