Notícias
Naped

Semana de Desenvolvimento Docente aborda neuroeducação

Compartilhe

Na noite desta segunda-feira (03/07), o Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) realizou a abertura da programação da Semana de Desenvolvimento Docente 2023/2, com o tema “Conversas sobre Neuroeducação”. O momento contou com um buffet de caldos quentes, denominado “SensaSom”, com a participação da banda Zattas e o Tobias. Em seguida, a palestra “Neuroeducação e Práticas no Ensino Superior” foi ministrada pelo gerente pedagógico da Direção de Ensino do Grupo Afya, professor Me. Denny Almeida e pelo professor Dr. Saulo Gantes Tractemberg, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).

Saulo pontuou que a neurociência é um campo multidisciplinar que estuda as bases do comportamento humano, bem como à cognição. “Ao reconhecermos como os indivíduos aprendem, as formas com que melhor constroem conhecimento, também podemos desenvolver práticas exitosas de ensino. Para isso, é necessário fomentarmos a motivação emocional em professores e alunos, o que reflete no engajamento dos estudantes, por meio de estímulos internos e externos”, salientou o docente, que leciona no curso de especialização em Neurociência e Aprendizagem no Contexto Escolar da Unisinos.

A coordenadora do Núcleo de Apoio Pedagógico e Experiência Docente (Naped) do UNIDEP, Ma. Graziela Scopel, destaca a contribuição da abordagem sobre neurociência para as práticas docentes do próximo semestre letivo. “No decorrer da programação da Semana de Desenvolvimento Docente, refletiremos sobre como o aluno constrói conhecimento a partir da atuação do professor. Ao analisarmos como a neuroeducação considera os construtos da aprendizagem, aprimoramos a nossa prática docente e tornamos o processo de ensino-aprendizagem ainda mais significativo”, disse.

Educar para transformar (e guiar)

A reitora do UNIDEP, professora Ma. Ornella Bertuol, enalteceu que a Instituição aproxima-se dos 23 anos de história e, nessa trajetória, segue priorizando o acolhimento e o aprimoramento constante dos professores. “Uma instituição de ensino acontece a partir do movimento gerado pelos professores, pois o trabalho docente nos consolida no cenário regional e nacional, bem como na relação entre ensino, pesquisa e extensão. Essa sinergia garante uma Educação de referência aos nossos mais de 2500 alunos”, destacou.

A pró-reitora de Graduação, professora Ma. Carla Maria Ruedell, evidenciou a importância da temática da Semana de Desenvolvimento Docente 2023/2. “Todos aqui têm a missão de educar. A materialização dessas ações confirma a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão preconizada pelo UNIDEP. A cada Semana de Desenvolvimento Docente buscamos trazer novas experiências de formação continuada aos nossos docentes, diversificando temas, dinâmicas, oficinas, estratégias de interação e acolhimento”, salientou.

O gerente pedagógico da Direção de Ensino do Grupo Afya, professor Me. Denny Almeida, instigou reflexões sobre a atuação docente. “O propósito requer comprometimento, e fazer parte do maior grupo de educação médica da América Latina impacta nossas práticas docentes, assim como influencia as nossas produções de ensino e pesquisa. Por isso, nós, professores, precisamos primar pela excelência, buscando oportunizar a melhor experiência de aprendizagem aos nossos alunos – e isso precisa ser feito com compromisso e paixão”, completou.

Programação

A Semana de Desenvolvimento Docente 2023/2, realizada de 03 a 14 de julho, é promovida pela Pró-Reitoria de Graduação e Núcleo de Apoio Pedagógico e Experiência Docente (Naped), com apoio da Pró-Reitoria de Pós-graduação, Pesquisa, Extensão, Inovação e Internacionalização (PROPPEXII). A programação completa pode ser conferida aqui.

------------
Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Fotos: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Contato: [email protected]

Ver álbum completo