Notícias
Gesta

Semear realiza bancas da terceira turma

Compartilhe

Desde a última segunda-feira (18/09), o Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP), por meio do Setor de Gestão e Desenvolvimento de Talentos (Gesta) e do Núcleo de Apoio Pedagógico e Experiência Docente (Naped), está realizando as bancas da terceira turma do Programa Semear, que oportuniza a alunos, egressos e técnicos-administrativos desenvolverem habilidades e competências essenciais para a atuação docente.

Esta terceira edição conta com 14 concluintes, que vivenciaram uma trilha de formação composta por 21 horas, que versou por temas ligados à didática docente, metodologias ativas, ensino por competências, orientação profissional, saúde e bem-estar. Esta edição contou com a participação de alunos e egressos dos cursos de Ciências Contábeis, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Elétrica, Engenharia de Software, Estética e Cosmética, Fisioterapia, Psicologia e MBA Gestão em Vendas 4.0.

O programa, que iniciou em 2021, soma hoje 47 “semeandos”, e seis deles passaram a atuar como docentes no UNIDEP e também em outras instituições de ensino. “O Semear é muito precioso para nós, pois, nele, encontramos mais uma forma de fortalecer nossa missão. O mais gratificante é que nossos professores (mentores), coordenadores, alunos, egressos e até a comunidade externa, se conectam”, pontua a coordenadora do Gesta, professora Jaqueline Bernardi Ferreira.

A coordenadora do Núcleo de Apoio Pedagógico e Experiência Docente (Naped), professora Ma. Graziela Scopel, avalia o desempenho dos participantes nas bancas finais, momentos formativos que representam a concretude do percurso. “As bancas simulam uma aula, preparada com o apoio do professor mentor, e este momento tem sido encantador, em especial quando o semeando se espelha no seu docente, trazendo, para sua proposta didática, relatos, vivências e metodologias significativas para o Ensino Superior”, pontua.

A professora Ma. Kelly Zavadski, membro do Naped, ressalta que o Semear fomenta o olhar para a possibilidade da carreira em docência no Ensino Superior. “Os módulos ofertados são cuidadosamente articulados para dar o panorama das principais características do trabalho do professor. Nesse sentido, aquelas pessoas que sentem afinidade ou interesse pela carreira acadêmica, conseguem lapidar suas intensões e motivações, participando das atividades de aprendizagem promovidas pelo programa, desenvolvendo aspectos daquilo que um dia será sua identidade docente”, destaca.

No Semear - Programa de Desenvolvimento de Identidade Docente, os participantes experienciam um cronograma de capacitações voltado à formação docente, que versa sobre autoconhecimento, ensino por competências, metodologias ativas, monitorias, mentorias, mercado profissional e atividades práticas. A cerimônia de formatura da terceira turma está prevista para ocorrer em outubro.

------------
Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Fotos: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Contato: [email protected]

Ver álbum completo