Nas bancas, que aconteceram na última quinta-feira (27/11), os acadêmicos do UNIDEP apresentaram seus projetos de startups, criados durante a programação do Startup Garage
27/11/2020
Compartilhe
Nesta quinta-feira (27/11), ocorreu o encerramento do Startup Garage 2020. O projeto foi uma iniciativa do Sebrae/PR, em conjunto com o Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP), e visou estimular a postura empreendedora dos acadêmicos, por meio da criação de startups. No UNIDEP, a participação dos alunos foi estimulada pelo Núcleo de Inovação, Empreendedorismo, Mobilidade Acadêmica e Internacionalização (NIEMAI), vinculado à Coordenação de Pós-graduação, Pesquisa, Extensão e Inovação (COPPEX).
Na ocasião, houve as bancas de avaliação das startups apresentadas pelos acadêmicos do UNIDEP. Os alunos Ana Bárbara Scopel, Diego Zeni Araújo, Lucas Wessling e Matheus Locatelli apresentaram a SERVPLUS, uma plataforma virtual que promove negociações de serviços entre cliente e trabalhadores autônomos. Já as acadêmicas Brysa Garcia, Érica Mapelli, Jaqueline Ozelame e Joice Luana Alberti apresentaram a DEFENSE, que está desenvolvendo um canudo que muda de cor ao entrar em contato com substâncias alucinógenas.
Conforme a professora Ma. Keli Starck, que integra a equipe do NIEMAI, iniciativas como essa reforçam o compromisso do UNIDEP com a inovação e a extensão. “O Startup Garage UNIDEP, realizado em parceria com o Sebrae, possibilitou aos alunos a conexão de suas ideias de negócio com o mercado e a comunidade. O UNIDEP reafirma a importância da educação associada ao empreendedorismo e à inovação, por meio de iniciativas que possibilitam aos acadêmicos contribuir de forma significativa com a melhoria da sociedade em que vivem”, ressaltou.
De acordo com Keli, o espírito empreendedor foi o principal objetivo da programação. “O Startup Garage UNIDEP vem ao encontro dos valores da Afya, instigando o espírito empreendedor. Assim, os acadêmicos foram orientados para atingir objetivos de forma única e integrada. Outro valor da Afya, muito presente no Startup Garage, foi a inovação, em que os acadêmicos puderam aprender mais sobre o universo das startups, conhecendo e experienciando novas oportunidades”, realçou.
“O Startup Garage UNIDEP teve como objetivo o fortalecimento do ecossistema de empreendedorismo pelo estímulo à criação de startups dentro do ambiente acadêmico. Oportunizou conhecimento para além da sala de aula e, sem dúvidas, será um marco na vida dos acadêmicos que se desafiaram e participaram. A educação empreendedora torna os acadêmicos aptos a trabalhar em equipes, enfrentar novos desafios e promover transformações”, enfatizou Keli.
Novas olhares para a inovação
Segundo a acadêmica Ana Bárbara Scopel, do 6º período de Enfermagem, entrar no universo das startups foi o pontapé inicial para uma trajetória empreendedora. “Graças ao UNIDEP tive o primeiro contato com startups, e fiquei fascinada, achei incrível e como sabia do projeto Startup Garage, decidi me inscrever. Quando comecei a participar, logo me encantei e pude ver que tinha dentro de mim o espírito de uma empreendedora, e foi graças ao Startup Garage que esse espírito foi aflorado em mim”.
“Agora, vejo o mundo com outros olhos, passei a enxergar os problemas que antes passavam despercebidos e, ao enxergar, a minha mente empreendedora já começa a procurar soluções. Isso contribuiu tanto para minha trajetória quanto para minha formação acadêmica. Gostaria de incentivar todos os acadêmicos a participarem das próximas edições. Sem sombra de dúvidas, o Startup Garage mudou minha vida por completo, e me moldou como uma empreendedora. Sou grata por fazer parte da família sensacional que é o UNIDEP. A palavra que define toda a minha trajetória é realmente gratidão, foi uma honra e um privilégio poder participar”, salientou Ana.
Conforme o acadêmico Matheus Locatelli, de Engenharia Elétrica, cada linha de conteúdo aprendido foi essencial para sua evolução como profissional. “O Startup Garage foi muito importante para que meus colegas de grupo e eu melhorássemos nosso conhecimento sobre empreendedorismo, cada vez mais. Com relação à trajetória acadêmica, essa experiência contribuiu muito na parte de gestão de carreira e de negócios, melhorando, assim, as técnicas de como criar e apresentar uma ideia de negócio”, contou.
Para a egressa do curso de Engenharia Civil, Djuliana Antonia Ribas, que participou da primeira edição do Startup Garage em 2018, iniciativas como essa objetivam expandir as ideias e abrir a mente dos acadêmicos. “Para mim, ter participado do Startup Garage foi uma virada de chave, proporcionou maior confiança para acreditar nas minhas ideias e buscar a viabilidade nos meus projetos, por mais diferentes, inovadores e complexos que sejam. Me abriu a mente para várias questões, principalmente de que ser um bom profissional vai além da graduação”.
“Entendi que na minha profissão e, como em qualquer outra, nós vamos resolver problemas dos nossos clientes, foi então que percebi durante o projeto Startup Garage que não devemos ter medo dos desafios e problemas, pois é para resolvê-los que nós estudamos, nos graduamos e nos especializamos e, principalmente que somos sim capazes de alcançar nossos objetivos quando temos uma base sólida de planejamento e visibilidade de como funciona a demanda de cada setor mercadológico, como foi a proposta do Startup Garage. Assim como eu, acredito que muitos jovens não fazem ideia do seu potencial, sendo necessário aplicar meios (projetos como Startup Garage) para que possam desenvolver essas habilidades e acreditar nos seus sonhos, sem que desistam na primeira dificuldade que tiverem”, concluiu Djuliana.
O percurso do Startup Garage
A programação do Startup Garage 2020 iniciou em 04/09, com uma palestra de sensibilização com Fernando Seabra. De lá para cá, focando em ensinar todas as etapas da criação de startups, a programação foi intensa, com workshops semanais para elaboração, planejamento e validação de startups. Além disso, um conteúdo vasto foi disponibilizado, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), do Sebrae. Os encontros foram divididos em três fases: Fase I - Descoberta, Fase II - Produto, e Fase III - Mercado, quando foram abordadas temáticas como Mentalidade Empreendedora, Times de Alta Performance, Validação de Mercado, Prototipação, Marketing Digital, entre outros.
------------
Matéria: Karen Del Sant, acadêmica do 4º período do curso de Publicidade e Propaganda do UNIDEP
Revisão: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Fotos: Alan Winkoski, fotógrafo do UNIDEP
Contato: agencia@unidep.edu.br