Evento reuniu os mais de 70 idosos participantes que, ao longo do ano, vivenciaram experiências de aprendizagem, inclusão e qualidade de vida por meio do Programa que possui 23 anos de história
9/12/2024
Compartilhe
No dia 28 de novembro, o Programa Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati) concluiu oficialmente suas atividades letivas de 2024 com uma cerimônia de formatura simbólica. O evento reuniu os mais de 70 idosos participantes, com idades entre 60 e 88 anos, que, ao longo do ano, vivenciaram experiências de aprendizagem, inclusão e qualidade de vida por meio do Programa.
A Unati, reconhecida por sua contribuição significativa para a qualidade de vida dos idosos, promoveu, em 2024, atividades pedagógicas, culturais e sociais que impactaram diretamente o bem-estar físico e mental dos participantes. Segundo a professora Simone Pastorello, coordenadora do Programa, a iniciativa tem um papel essencial na prevenção de doenças relacionadas ao envelhecimento e no combate ao isolamento social.
“As atividades realizadas ajudam a reduzir a solidão e o risco de depressão na terceira idade. Por meio de encontros regulares, ocorridos duas vezes por semana, criamos um ambiente de socialização onde os idosos compartilham experiências, constroem amizades e redescobrem o prazer de aprender e interagir”, destacou Simone.
Além disso, as intervenções realizadas com o apoio de acadêmicos, por meio de oficinas, palestras e dinâmicas de grupo, proporcionaram novas habilidades e confiança, reafirmando o protagonismo dos idosos na sociedade. “Encerramos 2024 com a certeza de que contribuímos de forma significativa para a qualidade de vida dos nossos idosos, e entramos em 2025 com o compromisso de oferecer momentos únicos de aprendizado, interação e alegria”, afirmou.
Novidades para 2025
Com o encerramento de um ciclo de conquistas e aprendizados, o programa já projeta um 2025 ainda mais rico em experiências. Com base em sugestões coletadas junto aos participantes, a Unati pretende ampliar suas atividades e oferecer novas propostas que atendam aos interesses e desejos do público.
Entre as novidades para o próximo ano estão a inclusão de aulas de hidroginástica, organização de matinês de Carnaval, passeios e viagens, e encontros sociais em restaurantes, batizados de “O rolê da Unati”. Além disso, eventos temáticos, palestras motivacionais e a realização do III Festival de Talentos da Terceira Idade prometem enriquecer ainda mais a experiência dos participantes.
“O programa também continuará a promover iniciativas que conectem os idosos a jovens e estudantes universitários, fortalecendo a troca de experiências entre gerações e reafirmando os valores de inclusão e pertencimento”, completa Simone.
A Unati, programa de extensão promovido pelo UNIDEP e Prefeitura de Pato Branco há 23 anos, segue como um exemplo de como a educação e a inclusão podem transformar vidas, promovendo a saúde, o bem-estar e o protagonismo da terceira idade em um ambiente de acolhimento e aprendizado contínuo.
Novas inscrições para a lista de espera serão disponibilizadas a partir de fevereiro de 2025.
------------
Matéria: Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Supervisão: Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Fotos: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Contato: [email protected]