Notícias
Reitoria

UNIDEP avança no Programa Mais Médicos 3 para oferta de cursos de Medicina em Nova Prata do Iguaçu (PR) e Ipuaçu (SC)

Compartilhe

A trajetória consolidada do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) na Educação em Saúde inicia um novo capítulo: a possibilidade de expansão no Sul do Brasil, com a abertura de cursos de Medicina nos municípios de Nova Prata do Iguaçu (PR) e Ipuaçu (SC) por meio do Programa Mais Médicos 3. O Ministério da Educação divulgou, na última sexta-feira (31/01), a relação das mantenedoras admitidas na primeira etapa do processo, com a classificação do UNIDEP na 8ª Regional de Saúde do Paraná e na 2ª Gerência Regional de Saúde de Santa Catarina.  

Com a terceira edição do Programa, o Governo Federal prioriza a interiorização e a ampliação do acesso à saúde, possibilitando mais 5,7 mil vagas de Medicina. “Atendendo ao Edital e ao compromisso da Afya em expandir o acesso à saúde de qualidade em todas as regiões do País, buscamos a instalação de novas Instituições de Ensino, em municípios onde a chegada do curso de Medicina contribuirá para fortalecer o sistema de saúde pública, oportunizando o desenvolvimento integral dessas cidades e suas regionais”, avalia a reitora do UNIDEP, professora Ornella Bertuol.

O município de Nova Prata do Iguaçu, com cerca de 12 mil habitantes, integra a 8ª Regional de Saúde do Paraná, com sede em Francisco Beltrão. Já Ipuaçu, cidade com aproximadamente 7 mil habitantes, pertence à 2ª Gerência Regional de Saúde de Santa Catarina, com sede em Xanxerê. Para o Estado do Paraná, a terceira edição do Programa Mais Médicos prevê 4 novos cursos, distribuídos em diferentes regionais de saúde.

Nesta primeira etapa, o Ministério da Educação avaliou a análise documental e a capacidade econômico-financeira das mantenedoras. A próxima fase, com resultado previsto para o dia 28 de março, analisará o mérito das propostas e a experiência regulatória das mantenedoras. O resultado final está previsto para o dia 30 de maio.

Tradição e reconhecimento

O UNIDEP oferta o curso de Medicina desde setembro de 2017, por meio do Programa Mais Médicos 1. Com o primeiro projeto pedagógico criado em 2006, a trajetória do curso acompanha a história da IES, que possui 24 anos sendo referência na oferta de cursos de graduação em diversas áreas do conhecimento, especialmente nos campos da saúde.

Em julho de 2023, o UNIDEP formou a primeira turma do Programa Mais Médicos no Brasil. Hoje, são três turmas concluídas, com mais de 200 médicos formados pela Instituição. Ao chegar a 15ª turma, hoje são cerca de 800 estudantes de Medicina ativos, e aproximadamente 320 alunos no Internato, atuando em 18 cidades dos estados do Paraná e Santa Catarina.

Afya

Além dos cursos pleiteados pelo UNIDEP nas cidades de Nova Prata do Iguaçu e Ipuaçu, o Grupo Afya busca a abertura de cursos de Medicina em outras 21 cidades, em diferentes regiões do País, confirmando sua abrangência enquanto maior hub de educação em saúde e healthtechs do Brasil. Hoje, a Afya possui 37 Instituições de Ensino e está em 19 Estados brasileiros.

------------

Matéria: Profa. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Foto: Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Contato: [email protected]

Ver álbum completo