Nesta quarta-feira, dia 31 de julho, o Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) celebrou 24 anos de história e atuação no Ensino Superior. Um legado que soma mais de 8.100 egressos, profissionais das mais variadas áreas do conhecimento. Hoje, a IES possui 2.600 acadêmicos, 200 professores e 120 colaboradores. Para comemorar essa trajetória, a programação de aniversário contemplou o lançamento do Estrelar - Cursinho Voluntário e Solidário do UNIDEP, e um momento de integração entre docentes e técnicos-administrativos.
A reitora do UNIDEP, professora Ornella Bertuol, destacou o marco dos 24 anos, que celebram o primeiro dia de aula na Instituição, em 31 de julho de 2000. “Comemoramos aquilo que deu vida à Instituição: os nossos alunos, o trabalho de nossos professores e colaboradores. O sentimento que deve prevalecer é o orgulho. Afinal, quantos de nós já foram impactados pelo trabalho daqueles que passaram por aqui e confiaram em nós, como Instituição de Ensino, para trilhar a sua formação profissional. Temos todos os motivos do mundo para comemorar. Gratidão a todos que aqui estiveram, pois todos são igualmente importantes”, destacou.
UNIDEP
O UNIDEP possui 24 anos de história e é conceito 5 na avaliação do Ministério da Educação (MEC), a nota máxima atribuída a Instituições de Ensino Superior. A Instituição integra as unidades educacionais da Afya, o maior hub de educação em saúde e healthtechs do Brasil, com 36 Instituições de Ensino Superior presentes em 15 Estados brasileiros.
O UNIDEP é referência pela infraestrutura e excelência dos cursos de graduação e pós-graduação, ofertados em diversas áreas do conhecimento, especialmente na Saúde. Possui um modelo de ensino ativo e inovador, que soma-se a estágios e práticas de extensão junto à comunidade, confirmando o compromisso da IES com o desenvolvimento regional.
Somente no último ano, foram mais de 1.400 acadêmicos envolvidos em disciplinas extensionistas, levando mais de 240 projetos à comunidade e impactando mais de 11.200 pessoas. Somam-se a isso os mais de 65 mil atendimentos ofertados pelos cursos de Saúde em 2023.
Destaque, ainda, à qualidade da infraestrutura ofertada a alunos e docentes: são mais de 60 mil metros quadrados de uma estrutura moderna, com blocos didáticos, salas de aula de metodologias ativas, laboratórios e clínicas.
História
A Associação Patobranquense de Ensino Superior S/C foi criada em 16 de setembro de 1999, como mantenedora da Faculdade de Pato Branco (FADEP), exercendo suas atividades no Ensino Superior, autorizada pela Portaria 746/2000 MEC, até o final do ano de 2018, quando foi adquirida pela NRE Educacional. A partir de então, a mantenedora da Instituição passou a ser a Faculdade Educacional de Pato Branco.
Em 2019, com a união da NRE Educacional com a Medcel, nasceu a Afya, da qual o UNIDEP faz parte juntamente com mais de 30 faculdades situadas em diversas regiões do país. No final de 2019, por meio da portaria 2.146, de 12 de dezembro de 2019, publicada pelo MEC, a IES tornou-se Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP), avaliada com conceito 5 no processo de credenciamento – nota máxima de excelência educacional atribuída pelo Governo Federal.
------------
Matéria: Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Fotos: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Contato: [email protected]