Aula Magna com a médica Ana Escobar contou, ainda, com homenagens a pessoas e instituições que contribuíram para a instalação do curso no município. O secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, também marcou presença
28/7/2023
Compartilhe
O Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) e o Grupo Afya promoveram, nesta sexta-feira (28/07), Aula Magna do curso de Medicina com a médica pediatra Ana Escobar, comunicadora em saúde, que falou sobre o futuro da atenção primária à saúde na era da Telemedicina e da Inteligência Artificial. A programação, alusiva à formatura da primeira turma de médicos do UNIDEP, também homenageou personalidades e instituições que contribuíram com a história do curso.
A formatura da primeira turma de Medicina (T1), com 46 concluintes, no município, é, também, a primeira a concluir a graduação pelo Programa Mais Médicos (PMM) no país. A iniciativa é parte de um esforço do Governo Federal, com apoio de estados e municípios, para a melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e para levar médicos para municípios do interior em que há falta ou ausência dos profissionais de saúde.
A solenidade, realizada no Anfiteatro do UNIDEP, foi prestigiada pelo secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto; pelo prefeito de Pato Branco, Robson Cantu; por Augustinho Zucchi, conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Paraná e ex-prefeito de Pato Branco; pelo prefeito de Coronel Vivida e presidente da Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop), Anderson Manique Barreto; e por vereadores, prefeitos, secretários municipais e demais lideranças políticas e empresariais da região Sudoeste do Paraná.
Estudantes das turmas mais recentes de Medicina e demais convidados foram recepcionados pela reitora do UNIDEP, professora Ornella Bertuol, e pelo vice-presidente Jurídico e de Compliance do Grupo Afya, Anibal José Grifo de Souza, que representou o Conselho de Administração Superior da Instituição.
Conhecimento e empatia
Em sua palestra, Ana Escobar enfatizou que o estudo continuado é essencial para os médicos e aconselhou àqueles que estão ingressando na graduação em Medicina que se guiem por fontes confiáveis de informação, baseadas na ciência.
“É preciso combinar estudo, conhecimento e boa vontade com empatia pelo próximo. Saber enxergar e compreender o sofrimento da pessoa que está à nossa frente. Expressar-se de forma calma, tranquila e em linguagem acessível. Podemos ter a Telemedicina e a Inteligência Artificial como ferramentas, mas a humanização no atendimento é essencial”, resumiu a médica.
Fortalecimento da Saúde
O secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, prevê um impacto positivo na região Sudoeste, após a formação da primeira turma de médicos em Pato Branco. “Daqui para frente, outras turmas virão e isso se transformará em um celeiro e de renovação de recursos humanos na saúde. Na área da Medicina, vivenciaremos recursos humanos efetivos para formar médicos a favor de atender as populações brasileira e paranaense”, disse.
O prefeito de Pato Branco, Robson Cantu, ressaltou o esforço e a competência dos profissionais do UNIDEP e lembrou que o município tem vocação para a educação e para a saúde. “A área da saúde é um dos pilares mais importantes de Pato Branco. A formatura da primeira turma de Medicina é a realização de um sonho. Os novos médicos vão transformar a realidade da nossa região”, previu Cantu.
O conselheiro do TCE-PR, Augustinho Zucchi, prefeito de Pato Branco de 2013 a 2020, atuou na implantação do curso. Ele ressaltou a contribuição social do curso, uma vez que tornou o sonho da Medicina mais acessível para muitas famílias. “Temos uma diversidade de famílias e realidades, formando médicos nascidos e que poderão permanecer no Sudoeste do Paraná. Isso certamente contribuirá na saúde da população”, pontuou.
Cuidar e acolher
Para o vice-presidente Jurídico e de Compliance do Grupo Afya, Anibal José Grifo de Souza, a T1 marca a história do UNIDEP. “Os 46 novos médicos estão preparados para fazer a diferença no atendimento à saúde. Temos a preocupação de formar não apenas profissionais, mas cidadãos, e sempre respeitando as peculiaridades locais. Estamos entregando à comunidade profissionais altamente capacitados e com preocupação com as necessidades humanas”, detalhou.
A reitora do UNIDEP, professora Ornella Bertuol, acredita que a formação da primeira turma entra para a história de Pato Branco e da região. “É um passo importante em busca de promover a saúde e a qualidade de vida em um número incontável de pessoas, de forma humanizada e integral. Estamos contribuindo para o processo de melhoria tão desejado e necessário. Somente neste primeiro semestre de 2023, o curso de Medicina do UNIDEP realizou 4 mil atendimentos em 13 especialidades médicas no Ambulatório Municipal. Lá, atuam 24 docentes médicos acompanhados de cerca de 230 alunos que fazem internato e pré-internato”, relatou.
Ornella acrescenta, ainda, que há uma sinergia benéfica entre o curso de Medicina e a rede púbica de saúde e ressalta que o curso integra o Programa Mais Médicos, que possibilita, por meio de bolsas de estudos, que alunos de famílias de menor poder aquisitivo possam realizar seus sonhos.
“Várias possibilidades estão se abrindo. O caminho vivido até aqui valeu muito a pena. Aos que nos antecederam na conquista desse sonho e àqueles que acreditaram nele, a nossa imensa gratidão”, conclui a reitora do UNIDEP.
Láureas
Na solenidade, o UNIDEP relembrou sua trajetória desde o início, como Faculdade de Pato Branco (Fadep) e homenageou pessoas e instituições que tiveram papéis importantes para que o sonho do curso de Medicina se tornasse realidade. Assim, o UNIDEP entregou Láureas de Agradecimento para
- Governo do Estado do Paraná, representado pelo secretário de Saúde Beto Preto;
- Robson Cantu, prefeito de Pato Branco, laureado em nome do Município;
- Município de Coronel Vivida, que integra o Contrato Organizativo de Ação Pública de Ensino-Saúde (Coapes), representado por seu prefeito Anderson Manique Barreto;
- Augustinho Zucchi, que foi prefeito de Pato Branco de 2013 a 2020;
- Hospital Filantrópico Policlínica e Instituto de Saúde São Lucas, ambos de Pato Branco, representados, respectivamente, pela presidente do Conselho de Administração, Fabiola Carla Fressato Hecke, e pelo diretor superintendente Sergio Luiz Wolker;
- João Carlos Ribeiro Pedroso que, juntamente com Clóvis Santo Padoan e Luiz Carlos Borges da Silveira, fundou a então Faculdade de Pato Branco (Fadep) e foi presidente da mantenedora da instituição até 2018;
- Professor Eliseu Miguel Bertelli, que foi diretor geral da Fadep por 18 anos e trabalhou pela implantação do curso de Medicina;
- Dr. Nicolau Carvalho Esteves, representado por um dos vice-presidentes do Grupo Afya, Anibal José Grifo de Sousa, médico e fundador da Afya concretizou o sonho da interiorização da Medicina em prol da ampliação do acesso à saúde humanizada e de qualidade;
- Professora Kelen Beatris Lessa Mânica, que desempenhou função fundamental ao conduzir o UNIDEP, enquanto reitoria, no processo de transição para o Grupo Afya;
- Professora Ornella Bertuol, que há 21 anos contribui diariamente com a construção da história do UNIDEP, e está entre aqueles que viveram toda a história de implantação do curso de Medicina.
Maior hub de educação e soluções digitais em saúde do país
A Afya é líder no ensino de Medicina no Brasil e conta com mais de 3 mil vagas de Medicina autorizadas pelo Ministério da Educação. Dessas, 800 vagas anuais somente do Programa Mais Médicos. Isso significa cerca de 21 mil alunos matriculados em Medicina. Ao todo, o Grupo Afya soma 32 Instituições de Ensino Superior presentes em 14 Estados brasileiros, ofertando o curso de Medicina em 30 delas. Além disso, a Afya disponibiliza à sociedade outros 40 cursos de graduação, em diversas áreas do conhecimento. Atualmente, mais de 67 mil acadêmicos confiam a sua formação às unidades de graduação do Grupo.
------------
Matéria: Antônio Menegatti - Jornalista DRT/SC 01108
Fotos: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP