Mostra de Ações de Extensão reuniu práticas extensionistas desenvolvidas por acadêmicos nas disciplinas de Projeto de Extensão I
8/12/2022
Compartilhe
Recentemente, aconteceu a primeira Mostra de Ações de Extensão do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP), que reuniu práticas extensionistas desenvolvidas pelos acadêmicos, por meio de dez disciplinas integradoras do Projeto de Extensão I. Ao todo, foram 454 alunos que promoveram a aplicação de 77 projetos de intervenção na comunidade, envolvendo diferentes áreas do conhecimento que fomentam a formação acadêmica conectada a demandas coletivas.
A iniciativa proporcionou que os trabalhos realizados ao longo do semestre fossem expostos para a comunidade acadêmica. As ações tiveram como resultado experiências de aprendizagem significativas aos estudantes ingressantes de 2022, bem como o desenvolvimento da formação acadêmica humanizada preconizada pela Instituição.
A reitora do UNIDEP, professora Ornella Bertuol, ressalta a qualidade dos trabalhos desenvolvidos durante as ações de curricularização da extensão. “A IES capacitou os docentes e acompanhou pedagogicamente todo o processo, que historicamente atua junto aos diversos setores da comunidade de Pato Branco e região. A qualidade dos trabalhos realizados é o motivo de maior orgulho, justamente pela seriedade e dedicação com que nossos alunos e docentes encararam esse desafio”, enfatiza.
A pró-reitora de Graduação, professora Ma. Carla Maria Ruedell, avalia a importância da Mostra. “Em uma Instituição de Ensino Superior, o conhecimento construído deve ser socializado, e com a disciplina de Projeto de Extensão I não seria diferente. Além da socialização, a valorização e o reconhecimento dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos, sob a mediação de seus professores, é fundamental”, explica.
Carla conta, ainda, que os resultados alcançados fazem parte da indissociabilidade do ensino, da pesquisa e da extensão promovida pela IES. “Os projetos de intervenção aplicados na comunidade contribuem significativamente para a formação integral de nossos alunos, que têm a oportunidade de realizar leituras de mundo, conhecer novas realidades sociais, aprender sobre cidadania, exercer a empatia, ensinar e aprender”, evidencia.
Para o próximo semestre, as dez disciplinas serão ofertadas novamente oportunizando novas experiências e aprendizagens. No processo de rematrícula para o primeiro semestre de 2023, os acadêmicos ingressantes em 2022 deverão optar por uma nova subturma. As vagas são limitadas e cada subturma/disciplina deve ter 60 alunos. Como os projetos são institucionais, cada um pode envolver acadêmicos de diferentes cursos, oportunizando experiências interdisciplinares e intercursos.
Os dez projetos/disciplinas de Projeto de Extensão II, ofertados pelo UNIDEP em 2023/1, são:
- Núcleo de Apoio ao Imigrante;
- Atenção integral ao idoso;
- Matizes da Escola: diversidade, educomunicação e responsabilidade social;
- #ViolênciaNão - pelos direitos das mulheres;
- Gestão de entidades do terceiro setor;
- Cores da Responsabilidade Social;
- UNATI - Universidade Aberta da Terceira Idade;
- Potencialização de talentos esportivos;
- Tênis para a vida;
- Negócios inovadores.
Para o segundo semestre de 2023, os docentes interessados em assumir disciplinas de Projeto de Extensão, poderão submeter novas propostas, por meio de edital promovido pela Pró-Reitoria de Graduação (ProGrad). As temáticas deverão estar de acordo com as diretrizes da Extensão Acadêmica Curricular (EAC).
------------
Matéria: Suelen Oldoni, acadêmica do 2º período do curso de Publicidade e Propaganda do UNIDEP
Revisão: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Fotos: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Contato: [email protected]