Notícias
Publicidade e Propaganda

UNIDEP e Conselho da Mulher desenvolvem projeto

Compartilhe

No último sábado (25/11), os cursos de Direito e Publicidade e Propaganda do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) participaram da programação alusiva ao Dia pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres e ao Dia da Consciência Negra. A iniciativa foi organizada pelo Conselho Municipal de Defesa dos Direitos Humanos da Mulher, com apoio da Biblioteca Comunitária Conceição Evaristo e do UNIDEP, e ocorreu na Praça Presidente Vargas, mobilizando diversas entidades parceiras.

A participação dos acadêmicos do 8º período do curso de Publicidade e Propaganda decorreu do projeto extensionista Medusa, desenvolvido pelos alunos Amanda Coutinho, Beatriz Monteiro, Guilherme Castanha, Leonardo Iber e Maria Able, com orientação dos professores Everton Lozápio, Gelson Barbosa e Jozieli Cardenal, por meio das disciplinas de Projeto Experimental II e Projeto Integrador V, etapa em que os estudantes realizam o trabalho de conclusão de curso.

Como prerrogativa da disciplina de Projeto Experimental II, neste semestre os acadêmicos criaram ou atenderam projetos de empreendedorismo social, associando a Comunicação Social a temáticas preconizadas pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs), a partir da realidade local. Nesse sentido, o grupo propôs o Projeto Medusa, que objetiva promover a segurança de mulheres em bares, restaurantes e festas.

A acadêmica de Publicidade e Propaganda, Amanda Coutinho, destaca que o projeto busca contribuir para que ambientes noturnos tornem-se cada vez mais seguros e acolhedores para mulheres. “Muitos locais ainda não se preocupam com essa realidade, por isso o Medusa quer sensibilizar a sociedade em prol da não violência e do respeito às mulheres. Como comunicadores sociais, temos o compromisso de promover a conscientização sobre pautas como esta. Para nós, é muito gratificante concluir a graduação com este projeto que reuniu tantos parceiros”, conta.

A presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos Humanos da Mulher, Mary Hellen Debastiani, enaltece a importância do ato público e do envolvimento dos acadêmicos do UNIDEP. “Nos reunimos para que estas pautas cheguem à população e, dessa forma, sejam visibilizadas e ouvidas. Precisamos disseminar a consciência de que a noção de mulher é plural e diversa, bem como seus enfrentamentos, uma vez que muitas mulheres vivenciam violências marcadas pela classe e pela raça – mulheres não brancas, pretas, pardas e indígenas, sofrem um número maior de violências de gênero e sociais. Portanto, gênero, raça e classe são lutas conjuntas”, ressalta.

Na ação extensionista realizada na Praça Presidente Vargas, os alunos de Publicidade e Propaganda distribuíram adesivos, cartazes e panfletos, com orientações e dados sobre atos de violência contra mulher na região Sudoeste do Paraná. Já os acadêmicos de Direito, por meio do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ), forneceram orientações sobre medidas de proteção às mulheres vítimas de violência.

À noite, ainda como parte das ações do Projeto Medusa, o grupo de estudantes de Publicidade e Propaganda realizou uma programação no Jordis Gastrobar, reunindo: a vereadora Maria Cristina de Oliveira Rodrigues Hamera; a delegada-chefe da Delegacia da Mulher, Keila Maria Mafioletti Goldacker; a presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos Humanos da Mulher, Mary Hellen Debastiani; e a advogada Ana Lúcia Mendes, membro da Comissão da Mulher Advogada - OAB Subseção Pato Branco.

------------

Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Contato: agencia@unidep.edu.br

Ver álbum completo