Notícias
Direito

UNIDEP é finalista do I Moot da OAB/PR

Compartilhe

O curso de Direito do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) está nas oitavas de final do I Moot de Processo Civil da OAB Paraná. A equipe, composta pelos acadêmicos Larissa Hofmann e Thiago Adler Tavares Vieira, e também pela professora Ma. Angélica Socca Cesar Recuero, representarão o UNIDEP e a Subseção de Pato Branco na próxima fase, que ocorrerá de 25 a 28 de outubro, durante a programação da 8ª Conferência da Advocacia Paranaense, em Curitiba.

Promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seção do Paraná, o Moot de Processo Civil volta-se aos graduandos do curso de Direito. Durante as fases da competição, simula-se, com adaptações, sessões de um caso hipotético julgado pelo Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR). Os membros das equipes competidoras atuam como oradores e elaboram memoriais escritos. Das 92 equipes inscritas, 16 avançaram para as oitavas de final.

Para a presidente da OAB Subseção de Pato Branco, Tânia Mara Martin, o I Moot da OAB/PR estimula a formação de novos juristas, para a solução de controvérsias atuais e construção de respostas por meio do Direito Processual Civil. “Também proporciona a vivência prática de um litígio e o aprofundamento jurídico na temática proposta no referido caso hipotético. A Subseção de Pato Branco sente-se muito honrada e feliz com o resultado, agradece imensamente às instituições de ensino e parabeniza o UNIDEP pelo resultado alcançado”, destaca.

A professora e coordenadora do curso de Direito, Ma. Angélica Socca Cesar Recuero, destaca que o desempenho do UNIDEP no I Moot da OAB/PR é motivo de orgulho para o colegiado, pois demonstra um sólido conhecimento dos temas envolvidos. “Esse resultado é fruto da dedicação da equipe e do trabalho comprometido com a qualidade do processo de ensino e aprendizagem, bem como a solidez da nossa trajetória no campo da formação superior em Direito”, evidencia.

O acadêmico do 6º período, Thiago Adler Tavares Vieira, destaca que participar da competição está sendo uma experiência única, tanto no aspecto pessoal, quanto no acadêmico e profissional. “O Moot nos convida a sairmos da zona de conforto, exige a realização de pesquisa de cunho científico, além do desenvolvimento da escrita jurídica que articule argumentos de jurisprudência, legislação e doutrina, bem como a compreensão clara do caso sob análise. A preparação exige excelência e cuidado profissional, o que somente é possível com o preparo oportunizado por uma boa base, como a fornecida pelos professores do UNIDEP”, enfatiza.

Larissa Hofmann, estudante do 10º período, também enaltece a experiência. “O evento possibilita simular a nossa sustentação oral nos tribunais. Além disso, a oportunidade de trabalhar em equipe, somada a toda preparação para as eliminatórias, trouxe experiências que levarei para a vida. Agora, estando efetivamente nas oitavas de final, a sensação é de dever cumprido, visualizando outra meta, que são as quartas de final. Já me sinto feliz e vitoriosa por conseguir, juntamente com minha equipe, levar o nome do UNIDEP para uma competição desse porte”, completa.

------------
Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Fotos: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Contato: [email protected]

Ver álbum completo