Na noite desta quarta-feira (26/01), a programação da Semana de Desenvolvimento 2022/1 do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) dedicou um momento para destacar a importância da pesquisa para a formação acadêmica, com a participação do professor Davi José de Souza da Silva, Pró-Reitor de Pós-graduação e Pesquisa da Universidade Unigranrio, unidade da Afya Educacional.
O professor Davi é advogado, doutor em Filosofia e mestre em Direitos Humanos. Para ele, o momento com os docentes do UNIDEP foi uma oportunidade para trocar experiências e promover um intercâmbio entre as duas instituições, uma vez que a Unigranrio possui expressiva trajetória na pesquisa, com cinco programas de mestrado e quatro de doutorado. Em sua fala, sobretudo, ele destacou a importância da associação entre a pesquisa e a aprendizagem por competências.
“Precisamos enxergar o lugar da pesquisa no ensino-aprendizagem por competências. Afinal, qual é o meu papel enquanto professor usando a pesquisa em sala de aula? O meu aluno está sendo provocado a repensar, descobrindo novos desafios e propósitos? Essas perguntas são fundamentais, principalmente porque é importante, sim, olharmos para a tecnologia e para a inovação, mas é essencial olharmos para as pessoas, pois a pesquisa é uma atividade humana e, para fazermos pesquisa, precisamos focar na humanização das nossas práticas”, pontuou.
Para o professor, a pesquisa é um empreendimento político-comunitário, que, num primeiro momento, nasce no âmbito da instituição de ensino, mas também deve ser vista como um campo da comunidade. “Ensino e aprendizagem não estão dissociados da pesquisa. Lembrando que saberes prévios são significativos, pois devemos respeitar e considerar as vivências e lugares de fala dos nossos alunos, conectando os horizontes dos acadêmicos à iniciação científica. Enquanto professores, ao identificarmos as questões que interessam aos nossos alunos, mediando esses saberes, temos como resultado um movimento que não fica somente em sala de aula, pois impacta a vida dos estudantes e a sociedade”, disse.
Davi ressaltou, ainda, que a educação 4.0 deve ser baseada em competências, levando o aluno a ter autonomia. “Nas estratégias de ensino-aprendizagem e no ato de pesquisar é fundamental desenvolver as competências socioafetivas dos nossos alunos, por meio de objetos de pesquisa que os mobilizem e os conectem com afeto. Quando o aluno desenvolve um paper ou propõe um aplicativo, a missão institucional e pedagógica do professor está sendo cumprida, pois além de formar um profissional, forma-se também um indivíduo e um cidadão”, ressaltou.
O professor evidenciou, também, que a iniciação científica desenvolve alunos e professores. “Durante a jornada de aprendizagem, a pesquisa é fundamental e deve ocorrer por meio da aprendizagem ativa. Na iniciação científica, inquietações dos docentes e dos alunos são capazes de construir novas pontes para edificação do conhecimento. Assim, quanto mais nos experienciamos na ciências, mais nos desenvolvemos no fazer docente, bem como na construção do conhecimento com o nosso aluno. Por isso, a pesquisa é um empreendimento antropológico e comunitário”, completou.
A Pró-Reitora de Pós-graduação, Pesquisa, Extensão, Inovação e Internacionalização, professora Marielle Sandalovski Santos, destacou o momento vivenciado pelo UNIDEP, que hoje possui a terceira edição do edital de pesquisa, com inscrições até 14 de fevereiro, iniciativa que oportuniza bolsas para alunos e professores. “Esse movimento é para além do ensino, pois busca avançar na pesquisa e mantê-la em contínuo desenvolvimento em nossa IES, a partir do engajamento de professores e alunos. Isso tangibiliza o nosso compromisso com a educação, pois, enquanto Centro Universitário, o nosso projeto de futuro (que está sendo construído hoje) também envolve a pesquisa, a extensão, a inovação, a internacionalização e a carreia dos nossos alunos e egressos”, destacou.
Marielle salientou a representatividade das provocações e reflexões propostas pelo professor Davi. “Hoje, experienciamos diferentes oportunidades de soma, para irmos além do ensino, em que ficamos inquietos em prol do nosso objetivo de desenvolver pesquisas de qualidade, mobilizando nossos alunos para esse movimento. São práticas de ensino-aprendizagem que, unidas à pesquisa acadêmica, enriquecem a trajetória de docentes e estudantes, mas também geram mudanças significativas na sociedade”, concluiu.
Em seguida, após o momento com o professor Davi, a Pró-Reitoria de Pós-graduação, Pesquisa, Extensão, Inovação e Internacionalização (PROPPEXII) e o Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) do UNIDEP realizaram oficinas com o tema “desmistificando a pesquisa”, em que os docentes tiveram que elaborar etapas de projetos de pesquisa, conhecendo e respeitando diretrizes do CEP.
Programação
A Semana de Desenvolvimento 2022/1 do UNIDEP segue nesta quinta e sexta-feira (27 e 28/01), com encontros de planejamento dos cursos. No sábado (29/01), às 08h30, haverá um encontro sobre experiências em educação médica e práticas pedagógicas do curso de Medicina do UNIDEP. A programação encerra na segunda-feira (31/01), com uma noite reservada para encontros de planejamento dos cursos.
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Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Fotos: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
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