2/6/2020
Compartilhe
Programação segue até setembro, promovendo um desafio com a temática inovação, saúde e tecnologia. Acadêmicos e professores dos cursos de TI do Grupo Afya podem participar
Na última quarta-feira, 27 de maio, iniciou a programação do Desafio Afya de Tecnologia, organizado pelo Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP), em parceria com o Centro Universitário Tocantinense Presidente Antônio Carlos (UNITPAC), envolvendo acadêmicos e docentes dos cursos de Tecnologia da Informação (TI) do Grupo Afya Educacional. A programação, que segue até setembro, iniciou com a palestra “Tecnologia a favor da saúde Pós-Covid”, ministrada pelos professores Vilson Campos, Wellington Lima e o médico Daniel Nunes. O primeiro encontro, on-line, reuniu mais de 150 participantes, de diversas regiões do país.
De acordo com o responsável pela proposta, coordenador dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Engenharia de Software do UNIDEP, professor Me. Justino Fontenelle Craveiro Neto, a programação busca fortalecer conhecimentos técnicos, bem como de soft kills, oportunizando uma formação voltada à área de programação de sistemas, mas que também abrangerá inovação, empreendedorismo e desenvolvimento pessoal.
“A programação segue um formato de game ou trilha de aprendizado, visando identificar, entre os acadêmicos, ideias potenciais que possam ser aplicadas à saúde, resultando na melhoria da qualidade de vida das pessoas. O aluno que seguir a trilha completa, ou seja, que participar de todos os encontros, terá a oportunidade de ver sua ideia receber apoio para se transformar em uma startup”, conta o professor Justino.
Neste Desafio, os alunos competem entre times plurais, havendo uma colaboração entre as IES do Grupo Afya. Para a avaliação, existe o critério de participação e a criação de um Produto Viável Mínimo (MVP). A programação, oportunizará premiações para os times que se destacarem e que tiverem melhor desempenho no pitch de defesa final, sendo que o compromisso é viabilizar a apresentação dos projetos a investidores reais.
Para Justino, abordar o tema inovação, tecnologia e saúde, especialmente neste momento de pandemia, é essencial para a criação de novas tecnologias que ajudem na saúde humana. “A Afya tem em seu DNA institucional o compromisso com a área da saúde. Nesse sentido, os cursos na área de TI da Afya já têm uma história de pesquisa e projetos para a área da saúde, especialmente no que refere-se aos nossos cursos do UNIDEP. Agora, é visível novos tempos para os setores da saúde no pós-Covid, novos tempos precisam de novas ideias, novas tecnologias. O nosso intuito é orientar o olhar dos alunos para esta oportunidade”, ressalta o professor.
A programação do Desafio Afya de Tecnologia segue até o dia 26 de setembro, quando serão apresentados os pitchs de defesa final. O próximo encontro ocorrerá em 30 de maio, em formato de Ideathon. No dia 13 de junho, o tema será “Programando com flutter para soluções de atendimento a beira leito”. Já em 27 de junho, haverá banco de dados para aplicações distribuídas. A construção dos mapas mentais e do canvas dos projetos será no dia 15 de julho. O tema do Desafio no dia 15 de agosto será “Programação embarcada: Arduino e Python”. No dia 26 de agosto, ocorrerá a “programação web”. No penúltimo encontro, 12 de setembro, o tema será “como vender a sua ideia” e, no dia 26 de setembro, será a banca final e apresentação dos pitchs, com a revelação dos projetos destaque.
------------
Matéria: Cristiane Fernanda Dorigon, acadêmica do 7° período de Publicidade e Propaganda do UNIDEP
Revisão: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Contato: [email protected]